Sumários

Continuação dos trabalhos em torno do enquadramento conceptual: análise do ensaio "Teorias pós-humanas e estudos literários"

3 Outubro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

  • Breve sessão de esclarecimento sobre Estágios Curriculares (com as Professoras Doutoras Marta Pacheco Pinto e Chiara Nifosi).
  • Continuação dos trabalhos em torno do enquadramento conceptual.
  • Início do estudo do ensaio: Ângela Fernandes (2007), “Teorias pós-humanas e estudos literários”, in: Tecnologia e Sociedade. Tecnologia, Humano e Pós-Humano, editado por Horácio Peixoto Araújo; Luísa Leal de Faria, Lisboa, Universidade Católica Editora, pp. 85-94.


Questões conceptuais: pós-humanismo crítico e a cultura pós-humanista.

30 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Questões conceptuais: pós-humanismo crítico, a cultura pós-humanista. A viragem pós-humana e não-humana. O exemplo de Michel de Montaigne : "Apologie de Raymond Sebond" e "De la cruauté", Essais (1580). Debate colectivo sobre excertos seleccionados.


Enquadramento conceptual: conceitos operatórios e alguns estudos de caso

26 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Parte I: explicitação de conceitos operatórios (exercício prático). Parte II: visionamento e comentário de alguns trechos de objectos fílmicos - A Era do Ciborgue e da Tecnociência.


Realização de Exercício de Diagnóstico

23 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Realização de Exercício de Diagnóstico. Inquirição preliminar a um catálogo de conceitos que serão explanados detalhadamente num momento posterior da UC: biopoder, pós-humanismo, Estudos Pós-Humanistas, pós-antropocentrismo, Critical Animal Studies, Non-Human Studies, Ecocriticism. 


Apresentação das ferramentas digitais da UC de Leituras Orientadas

19 Setembro 2025, 11:00 Ricardo Gil Soeiro

Apresentação das ferramentas digitais da UC de Leituras Orientadas, com particular destaque para as funcionalidades do Moodle, designadamente: Fórum, Página, Ficheiros, Exercícios Práticos, Anúncios, Pasta de Apontamentos e Glossário. Chamo a especial atenção para a importância do Glossário – Leituras Orientadas, na medida em que o mesmo nos permitirá criar e manter uma lista de termos e definições semelhante a um dicionário. A opção de hiperligações no seio do glossário encontra-se activada, o que significa que, sempre que os termos surgirem em palavras e/ou frases nos conteúdos do Moodle da UC, serão automaticamente convertidos em hiperligações para o respectivo termo e descrição no glossário. Esta ferramenta será útil para criar uma base colaborativa de palavras-chave e categorias, constituindo um recurso de consulta de um conjunto de conceitos a serem revistos e lembrados.