Aula introdutória

22 Setembro 2015, 12:00 Amândio Reis

1. Apresentação do programa, do calendário e dos critérios de avaliação;
2. Instruções para o uso da página da disciplina na plataforma Moodle;
3. Algumas questões metodológicas relacionadas com a realização da recensão crítica e do plano de trabalho;
4. O "exílio" como tema, problema e denominador comum da disciplina.


PROGRAMA E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

1. Nome da unidade curricular

Leituras Orientadas (Artes e Culturas Comparadas)


2. Ciclo de estudos

1.º Ciclo

 

3. Docente responsável (outros docentes responsáveis e respectivas horas de contacto)

Helena Carvalhão Buescu; Amândio Reis

 

4. Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta UC, situada no 5º semestre da licenciatura em Artes e Culturas Comparadas, funciona em articulação com a UC Seminário de Orientação e tem como objectivo iniciar os estudantes nos protocolos básicos da investigação, tendo em vista o eventual prosseguimento dos seus estudos numa pós-graduação: pesquisa bibliográfica, apresentação oral com construção de um argumento, discussão, elaboração de um plano de trabalho.

 

4. Learning outcomes of the curricular unit

This UC, situated in the 5th semester of ACC, is conceived in articulation with the UC Seminário de Orientação. Its main objective is to teach the basic research protocols, in vue of the possible continuation of academic education, through graduate studies: bibliographical research, oral presentation and  construction of argumentation, discussion, preparation of a working plan.

 

5. Conteúdos programáticos

Tópico: “Deslocações, estrangeiros e exílios”

Pretende-se olhar para diferentes formas de deslocação como outros tantos modos de “estrangeirar”(-se). O que é preciso para que alguém se sinta estrangeiro? Como é possível ser estrangeiro na sua própria terra? Que relações tem isto com diferentes formas de deslocação, como a viagem, o exílio, a ansiedade metafísica, a cartografagem, a viagem do “etnógrafo”? Como podemos situar estas questões dentro de um quadro mais vasto em que fazem sentido conceitos como testemunho, memória cultural, esquecimento?

Percorrendo um conjunto voluntariamente diversificado e heterogéneo de textos, o seminário preocupar-se-á em olhar para as formas como eles tematizam e configuram o conjunto de problemas acima indicado: a estase do passado resolve-se na dinâmica do presente.

 

5. Syllabus

 

Topic: “Dislocations, foreigners, and exiles”

Different ways of dislocation and mobility will be considered as forms of becoming “other”. What is needed for someone to perceive herself and be perceived as foreign, even in her own land? What are the relations of this inquiry and types of dislocation such as travel, exile, metaphysical anxiety, or the voyage of the “etnographer”?  How may these questions be situated in a wider picture, encompassing concepts such as testimony, cultural memory, forgetfulness? Through an array of apparently quite dissimilar texts, we will discuss how all of them thematize and configure the set of problems mentioned: the stasis of the past is resolved in the dynamics of the present.

 

6. Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Os trabalhos desenvolver-se-ão a partir de um tópico e de uma lista de leituras propostos pela docente, indicadas na bibliografia. Os alunos explorarão um conjunto afim de problemas e questões, a partir de um corpus comum de textos literários e textos críticos. No final do semestre deverão estar em condições de apresentar um tema e um plano para um ensaio crítico, bem como uma bibliografia de trabalho.

 

Avaliação:

Participação oral programada: 15%

Contributo para a discussão: 25%

Recensão crítica: 15%

Projecto e plano de trabalho: 30%

Bibliografia de trabalho (pessoal e reflectindo investimento crítico): 15%

 

6. Teaching methodologies (including evaluation)

Work will evolve from the topic mentioned and the list of readings indicated in the bibliography. Students will explore a set of common problems and questions in a corpus of literary and critical texts. At the end of the semester students should be able to present a topic of their own and a plan for a critical essay, as well as a working research bibliography.

 

Evaluation:

Programmed oral intervention: 15%

Contribution for the discussion: 25%

Critical review: 15%

Project and working plan: 30%

Working bibliography (reflecting personal critical research): 15%

 

7. Bibliografia

Bíblia (Êxodo, 12:29 – 19:25); Homero, Ilíada, Canto VI e Odisseia, Canto XIV e Canto XVII; Eurípides, Medeia; Luís de Camões, “Sôbolos rios que vão”; Bíblia (Salmo 137); A. Herculano (“Arrábida”), Almeida Garrett (“Cascais” e “Estes Sítios”), Soares de Passos (“O Firmamento”); A. de Quental (“Oceano Nox”, “Luta”, “O Palácio da Ventura”); K. Kavafis, “À espera dos bárbaros”; Henry James, “The Jolly Corner”; Bernardo Carvalho, Mongólia.

Walter Benjamin, Sobre o conceito de história, in J. Barrento (org.) História literária. Lisboa, apaginastantas, 1986, 135-45.

Timothy Brennan, Claims to Global Culture: America Abroad, At Home in the world, Harvard UP, 1997, 12-28.

Michel Foucault, La vie des hommes infâmes, Dits et écrits. vol. III, Paris, Gallimard, 1994, 237-53. [Trad. Ut.: A vida dos homens infames, Estratégia, poder-saber. Ditos e escritos IV. Rio de Janeiro, 2003, 203-222.]

Siegfried Kracauer, “The historical approach”, History. The Last things before the last, Oxford UP, 1969, 45-61.

Edward Said, “Reflections on Exile”, Reflections on Exile and other literary and cultural essays, London, Granta Books, 2001, 173-186.

Rebecca L. Walkowitz, “Comparison Literature”, New Literary History, 40 (3), 2009, 567-582.

 

8. Tempo de atendimento de alunos / Office hours

Por marcação.

 

9. Requisitos (caso existam)/Requirements (if foreseen)

DEVEM SER ADQUIRIDOS OS DOIS TEXTOS DE LEITURA INTEGRAL (Eurípides e Bernardo Carvalho).

Todos os outros textos serão disponibilizados em versão digitalizada.