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11 Maio 2017, 14:00 Maria Paula Nina Morão


- Camilo Pessanha, Clepsydra
- trabalho poético: questões da construção poemática (estrofação, rima, rito, versificação), em confronto com o universo de dissolução do sujeito representado nos poemas; os vocabulários técnicos, em relação com o programa simbolista de contenção e rigor na descrição de sensações e de fenómenos naturais.
- análise dos poemas "Enfim, levantou ferro.", "Cristalisações salinas", "Só o meu craneo fique" e "Nesgas agudas do areal" (respectivamente, [34], [35], [36] e [37] na edição Franchetti; análise do poema "Porque o melhor, enfim" [46]; pistas de trabalho para leitura crítica de "Branco e vermelho"[51] e do soneto "Depois da lucta e depois da conquista" [50].
- apontamentos para análise de "Ó cores virtuaes que jazeis subterraneas" [52], poema de fecho de Clepsydra, a retomar na próxima aula  (juntamente com a bibliografia e o início do trabalho sobre a obra poética de Mário de Sá-Carneiro).