Sumários

Literaturas pos-coloniais Conceitos

15 Abril 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Questões de raça, cultura e identidade ainda a propósito de mayombe de Pepetela.

                O romance como  documento Social. O olhar de dentro- Observação participante. Os narradores como sujeitos da acção. A dimensão da oralidade. A questão da etnia. O contexto de Angola na década anterior à independência. Hierarquias e poder. Nacionalismo angolano e construção da nação. Noção de heterodoxia.

Bibliografia- Miguel Vale de Almeida, Um mar da cor da terra:raça, cultura e política de identidade, Oeiras , Celta Editora, 2000.

                               Carlos Serrano, Angola, o nascimento de uma Nação, Luanda, Ed. Kilombelombe, 2009.


Literaturas pos-coloniais Conceitos

12 Abril 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

O romance Mayombe, estratégias narrativas e estudo comparado. Levantamento temático: Amor, morte, revolução e sentido da existência. Entre acção e reflexão. As personagens e a guerra. Escrita da terra. Romance de tese. A sedução pela história. O continente africano e os mitos de origem (Ogun o Prometeu africano). Personagens femininas.

                Bibliografia: Pepetela,  Mayombe

                                    Ana Mafalda Leite, “A discursividade Épica em Mayombe de Pepetela” in Literaturas africanas de língua portuguesa, Lisboa, Acarte, 1997, pp.35-43


Literaturas pos-coloniais Conceitos

8 Abril 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

O Mayombe de Pepetela e a dessacralização da Utopia. Informações sobre o autor e a obra. O contexto da escrita (Guerra colonial/ Luta de Libertação Nacional). A literatura antes da História. O problema da escrita da “consciência Nacional”. A criação de um novo Mundo. Personagens do romance. Identidades em Discussão.

 


Literaturas pos-coloniais Conceitos

5 Abril 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Paulina Chiziane: entre dois mundos. Problema do animismo. A dança das contradições. A luta entre o velho e o novo.

Introdução aos contos de Luis Bernardo Honwana, narrativa de 1964 a ser revisitada no quadro da compreensão entre colonial e pós colonial. História e Memória. Níveis de língua. Compreensão do espaço ( a cidade de Lourenço Marques). As personagens. A Literatura como forma de apropriação.

Bibliografia: Estudo comparado do conto “Nós matámos o cão tinhoso” com o conto de Ondjaki (escritor angolano) “Nós chorámos o cão tinhoso.


Literaturas pos-coloniais Conceitos

1 Abril 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

“O mapa étnico” de Moçambique. A Antropologia e Etnografia como lugar da problematização da teoria (A escola de Manchester). Processos sociais e processos culturais. O Lobolo.

A estrutura patriarcal da sociedade Moçambicana. O poder colonial e o poder masculino. O uso da Ironia em Paulina Chiziane.

Bibliografia:  A. da Rita Ferreira-Povos de Moçambique, História e Cultura, Porto edições Afrontamento, 1975 (recolha de informações).