Sumários

ver descrição

20 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Paula Nina Morão


Carlos de Oliveira
- bibliografia passiva seleccionada - distribuição e comentário.
- a obra - bibliografia distribuída e comentada: edições - colecções, editoras, questões de geração (revistas, outras publicações) e de poética (títulos das obras) -- o "trabalho poético" (primeiras pistas); Carlos de Oliveira escritor, 'reescritor' (Rosa M.Martelo) e artista plástico. 
- "Nota biográfica" (in Relâmpago, nº 10, 2002, p.159). 
- distribuição de textos escolhidos, constituindo o  corpus a trabalhar: 
   - O aprendiz de feiticeiro : excertos de "Almanaque literário",de "Na floresta" e de "O iceberg"; "Janela acesa" e                   "Micropaisagem";
   - Trabalho poético: [nota de fim de volume]; Turismo (1976); Terra de harmonia (1950) - "O círculo" e "Quando a                      harmonia chega"; Sobre o lado esquerdo (1968) - "Estrelas", "Desenho infantil", "Papel", "Porta", "Lavoisier", "Sobre         o lado esquerdo"; Micropaisagem (1968) - "Estalactite". 

Os textos serão tratados pela ordem das páginas desta selecção, recomendando-se a leitura de outros poemas e, evidentemente, a leitura preparada das páginas distribuídas para as próximas aulas. 




ver descrição

18 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Paula Nina Morão


Eugénio de Andrade, questões de poética
- análise de poemas de O sal da língua.
- revisões e conclusão. 


ver descrição

13 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Paula Nina Morão

-- Respondendo a pedido de alunos, insistência no tipo de trabalhos de casa  - sobre Eugénio de Andrade, enteega até fim de Fevereiro. 


- Eugénio de Andrade - análise de poemas: revisão de tópicos principais da selecção distribuída de Primeiros poemas e outros livros, análise de poemas textos de O sal da língua


ver descrição

11 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Paula Nina Morão

- AVALIAÇÃO - trabalhos de casa

-- conforme consta do enunciado do programa, publicado site próprio da FLUL e distribuído ao aos alunos na primeira aula (com comentário esclarecendo cada ponto), a avaliação faz-se por dois testes presenciais obrigatórios, podendo os estudantes apresentar trabalhos opcionais curtos, de entre aqueles que em cada ponto do programa forem indicados. 
- para estes trabalhos curtos, devem respeitar-se as seguintes normas: 
       -- os trabalhos, manuscritos ou em impressos, devem estar em papel, formato A4 (liso ou com linhas);
       -- usar apenas a FRENTE de cada folha, margens (superior, inferior, esquerda e direita) de 2cm;
       -- nos impressos, usar letra Times New Roman ou Garamond, corpo 12 ou 11; 
       -- espaçamento entre linhas 1,5;
       -- em todos os trabalhos, a referência bibliográfica completa e correcta do texto tratado é obrigatória;
       -- inscrever nome e número de aluno ao alto e à direita da 1ªfolha.

- Eugénio de Andrade - trabalhos sugeridos:
        -- análise de um poema à escolha, de entre os de O Sal da Língua não tratados em aula (foi distribuída na semana passada cópia do índice da                    obra em que estão assinalados esses poemas); a primeira página do trabalho deve conter transcrição do poema, com as anotações que o                      aluno tiver feito sobre essa página; a seguir, num máximo de três páginas seguindo os critérios indicados, deve ser apresentada análise do                      poema seleccionado.
       -- ficha de leitura: máximo de três páginas -- 1) ler primeiro e dar conta depois dos pontos essenciais de um texto da bibliografia indicada, usando                 citações devidamente assinaladas (com aspas e remisão para páginas citadas) e 2) dando uma breve opinião sobre a utilidade e a qualidade              do ensaio escolhido; sugere-se o prefácio de Carlos Mendes de Sousa à edição de 2018 de O Sal da Língua, ou o prefácio de Joana Matos Frias            à edição de 2015 de Rosto precário (ambos na colecção publicada pela Assírio & Alvim, e indicados na bibliografia distribuída).
      -- prazo de entrega: última aula de Fevereiro.

- EUGÉNIO DE ANDRADE
- textos de poética: "Nascimento da música" - premissas de uma poética muito consciente e bem fundamentada; "música", "canto", ritmo e harmonia - Orfeu (mito clássico, ilustrado com imagens de vaso grego, de mosaicos romanos e de um exemplo da pervivência moderna deste mito - Gustave Moreau). 
- análise de textos ilustrando estas questões: poemas publicados em Primeiros poemas (1977).


ver descrição

6 Fevereiro 2020, 14:00 Maria Paula Nina Morão

- Eugénio de Andrade

-- artes poéticas : comentário detalhado de "O sacrifício de Ifigénia" (in Rosto precário), primeiras notas sobre "Nascimento da música".