Sumários

Os fabricos de cerâmica comum: identificação dos grupos técnicos através de observação macroscópica.

8 Fevereiro 2021, 09:30 Catarina Viegas

Os fabricos de cerâmica comum: identificação dos grupos técnicos através de observação macroscópica. Modos de execução/conformação: Manual/torno lento e torno rápido; Modo de cozedura A, B e C em fornos de chama viva e de tubos; Tipos de pasta de matriz calcária, não calcária e caulinítica; Cor da superfície e da pasta (código Munsel); acabamentos de superfície/revestimento (alisamento, aguada, engobe, polimento). 

As inclusões na pasta: forma das inclusões, quantidade e dimensão.

Textura fina, média e grosseira; outras observações (dureza da pasta).

Exemplo do estudo da cerâmica comum de S Cucufate.

Foram distribuidos textos para apresentação e discussão na aula de 22 de Fevereiro 


Metodologias para o estudo da cerâmica romana.

2 Fevereiro 2021, 15:30 Catarina Viegas

Metodologias para o estudo da cerâmica romana. os estudos tipológicos e a caracterização dos fabricos. A cerâmica comum de fabrico local regional e importada. A ficha de caracterização dos grupos técnicos de cerâmica comum. A quantificação: objectivos, métodos e limites. Métodos laboratóriais (análises químicas e petrográficas: potencialidades e limites).


Continuação do estudo da cadeia operatória relativa à produção cerâmica.

1 Fevereiro 2021, 09:30 Catarina Viegas

Continuação do estudo da cadeia operatória relativa à produção cerâmica. O contributo da arqueologia experimental: o caso da olaria romana da Quinta do Rouxinol.


Cadeia operatória relativa à produção cerâmica.

26 Janeiro 2021, 15:30 Catarina Viegas

Cadeia operatória relativa à produção cerâmica. 

A produção cerâmica no quadro da produção artesanal em época romana. Cadeia operatória relativa à produção cerâmica. O caso da olaria romana de Chapeau Rouge (Lyon). Análise das diferentes etapas da produção cerâmica desde a recolha das argilas ao forno e cozedura. Os diferentes tipos de conformação, tipos de cozedura: os fornos e a sua tipologia. 


Apresentação do programa da UC e Bibliografia. Funcionamento e métodos de avaliação. Aula Zoom

25 Janeiro 2021, 09:30 Catarina Viegas

Todas as aulas Zoom excepto quando indicado.

Foi enviado email com as principais informações e links para as aulas Zoom.

Apresentação do programa da UC e Bibliografia. Funcionamento e métodos de avaliação.

Informação sobre métodos de avaliação. Excepcionalmente não será pedido trabalho prático sobre um conjunto de materiais , mas sim um trabalho teórico sobre uma categoria cerâmica. 

Aulas online numa disciplina prática: dificuldades e desafios. 

Vários materiais são disponibilizados no e-learning. (recursos online/ bases de dados, sites, etc.; PDF de artigos e livros essenciais, etc.).

As diferentes categorias cerâmicas: potencial informativo e limites ao seu estudo.

______

Programa (na língua de ensino) | Course description (in the language of instruction)

1.Aspectos metodológicos introdutórios e âmbito cronológico. Aspectos teóricos e conceptuais. Potencial informativo da cerâmica (cronologia, comércio, tecnologia, função e status). A história da investigação.

2.Caracterização geral da produção de cerâmica no quadro da actividade artesanal em época romana. A cadeia operatória da produção cerâmica.

3.Principais metodologia utilizadas no estudo dos conjuntos cerâmicos: possibilidades e limites.

3.1.As ferramentas tipológicas e os métodos laboratoriais; métodos quantitativos; abordagem contextual; linhas de investigação mais recente.

4.Forma e função. Os fabricos.

4.2. Funcionalidade da cerâmica de uso doméstico.

4.3. Caracterização dos fabricos.

5. Abordagem às principais categorias de cerâmica de época romana. Cerâmica comum local e importada (itálica, bética e africana de cozinha), cerâmica de mesa importada (campaniense, terra sigillata, paredes finas, cerâmica vidrada): caracterização geral, aspectos cronológicos, centros produtores e principais áreas de difusão.

6. Padrões de consumo e ritmos de importação em centros de consumo do território hoje português numa abordagem comparativa.

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in the language of instruction)

A avaliação segue o RGA baseando-se num teste escrito presencial (50%) e na realização de um trabalho prático sobre um pequeno conjunto cerâmico ou um trabalho teórico sobre uma categoria de cerâmica romana (50%). A apresentação oral dos trabalhos é seguida de debate e a participação activa nas aulas é valorizada.

Bibliografia e outros recursos online (PDF, link para sites de interesse para a disciplina, etc.), são disponibilizados através da página da disciplina no Moodle.

Aulas práticas com materiais arqueológicos. Exercícios de classificação e estudo de diversos tipos de cerâmica romana.

Bibliografia (selection) | Bibliography (selection)

Bernal Casasola, Dario, Ribera i Lacomba, Albert (eds). Cerámicas hispanorromanas. Un estado de la questión, Cádiz: Universidad de Cádiz. Servicio de Publicaciones. 2008 

Bernal Casasola, Dario, Ribera i Lacomba, Albert (eds). Cerámicas hispanorromanas II. Producciones regionales, Cádiz: Universidad de Cádiz. Servicio de Publicaciones. 2012.

Fabião, Carlos - Centros oleiros da Lusitania: balanço dos conhecimentos e perspectivas de investigação. In Bernal Casasola, D. , Lagóstena Barrios, L. (eds.) - Actas del Congreso Internacional Figlinae Beticae. Talleres alfareros y producciones cerámicas en la Bética romana (ss. II a.C – VII d.C.) (Cádiz, Noviembre 2003). BAR, International series 1266, p. 379-410. 2004.

Orton, Clive, Tyers, Paul, Vince, Alain. Pottery in Archaeology. Cambridge (Manuals in Archaeology). 1993 (versão espanhola editada em 1997 - La Cerámica en Arqueología. Crítica: Barcelona.)

Pinto, Inês Vaz . A cerâmica comum das villae de S. Cucufate (Beja). Col. Teses, Lisboa: Universidade Lusíada 2003.