Don Juan e o teatro do “Siglo de Oro”

2 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

O mito de Don Juan perspectivado a partir de lugares comuns da cultura contemporânea: leitura e comentário de um artigo da imprensa portuguesa, “Don Juan de ‘mi corazón’”. As metamorfoses do mito no seu percurso histórico-literário: a importância das versões teatrais de Tirso de Molina e de José Zorrilla; as diversas irradiações do mito nas tradições artísticas europeias.

O universo em que surge a “comedia” El Burlador de Sevilla, y convidado de piedra, de Tirso de Molina. O contexto político e cultural da Península Ibérica nos séculos XVI e XVII. As principais características do espectáculo teatral do “Siglo de Oro”: os “corrales de comedias”, a profissionalização das companhias, a complexidade dos espectáculos, a heterogeneidade do público; a distinção entre teatro religioso e profano, e a noção de “comedia”. Os preceitos explanados por Lope de Vega em “Arte nuevo de hacer comedias en este tiempo” (1609) e a dimensão poética da dramaturgia barroca.