Sumários

Segundo teste escrito

1 Junho 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Realização do segundo teste escrito.


Sintese final

30 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

A evolução das leituras de Don Quijote até ao século XIX, da apreciação da comicidade à valorização de um simbolismo filosófico: leitura e comentário de passos do estudo de Jean Canavaggio, Don Quijote, del libro al mito.

Síntese dos assuntos tratados ao longo do semestre e esclarecimento de dúvidas relativas ao segundo teste.

Entrega dos relatórios escritos corrigidos.


La ruta de D. Quijote: La Mancha e a identidade espanhola

25 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Ainda a leitura e comentário de passos de La Ruta de Don Quijote, de Azorín: a descrição dos “pueblos” de La Mancha, e a relação entre a paisagem e o temperamento dos habitantes; as referências literárias, o confronto entre o passado e o presente, e as imagens de estagnação e decadência; a questão da “loucura” quixotesca e a sugestão de um idealismo quixotesco que ultrapasse o fracasso e se concentre na acção futural

Conclusão das apresentações orais dos estudantes sobre a obra de Azorín.


Azorín, La ruta de Don Quijote

23 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Ainda a conclusão da leitura e comentário do romance Don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes: a incapacidade de D.Quixote de distinguir entre arte e vida, e as atitudes perante a representação dos fantoches de Maese Pedro (II, 26), da distanciada consciência crítica até à intervenção emotiva;

Os autores da Generación del 98 e a revisitação, em 1905, dos caminhos manchegos associados a Don Quijote e a Cervantes: a ponderação sobre a Espanha no relato de viagens La Ruta de Don Quijote, de Azorín. Apresentações orais de estudantes sobre a obra de Azorín:  as diversas etapas percorridas pelo viajante e suas reflexões.

Entrega, pelos alunos, dos relatórios escritos de aulas assistidas.


Leituras e releituras de Don Quijote

18 Maio 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Comentário da conferência sobre o tratamento do mito de Don Juan no cinema espanhol, apresentada na última aula: a relação entre as perspectivas dos diversos filmes e evolução da história da Espanha no século XX.

Visionamento e comentário de imagens que testemunham a fortuna iconográfica do romance de Cervantes: a recorrência de alguns motivos e a centralidade do par D. Quixote – Sancho. A evolução das leituras de Don Quijote até ao século XIX e a importância dos mitos nacionais para a “Generación del 98”.

Esclarecimento de dúvidas e definição das apresentações orais das próximas aulas.