Don Juan no século XIX: Hoffmann, Grabbe e Zorrilla

21 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Ainda a ópera Don Giovanni, de Mozart e Da Ponte, e os significados da expressividade da composição musical por relação com a celebração da exuberância vital de Don Juan. As interpretações românticas do mito, e a importância da novela “Don Juan” de E.T.A. Hoffmann (1813): a explicação do significado “profundo” da ópera Don Giovanni à luz da valorização da singularidade sobre-humana do protagonista.

O tratamento do mito de Don Juan nas artes e no pensamento europeu do século XIX: a crescente complexidade do protagonista, e a diversificação das formas artísticas em que surge a figura do burlador. O confronto de mitos modernos: a exposição de semelhanças e diferenças de Don Juan face a Fausto, e a figuração de Don Juan como símbolo de valores “humanos” essenciais no drama Don Juan und Faust, de C.D. Grabbe (1829) - leitura e comentário de alguns fragmentos.

Introdução ao estudo da versão romântica espanhola do mito: o “drama religioso-fantástico” Don Juan Tenorio, de José Zorilla (1844). Breve referência ao contexto político e cultural da Espanha da primeira metade do século XIX.