Don Juan nos séculos XVII e XVIII: Molière e Mozart-Da Ponte

16 Março 2018, 10:00 Ângela Fernandes

Conclusão do estudo de El burlador de Sevilla: o desenlace da história e a concretização da justiça divina. Apreciação da vertente teológica e moralizadora da “comedia” de Tirso; a relevância significativa da repetida expressão “¡Tan largo me lo fiáis!” e da advertência “no hay plazo que no llegue, ni deuda que no se pague”.

Leitura e comentário dos capítulos iniciais do estudo de J.W. Smeed, Don Juan: Variations on a theme: a evolução do tratamento da história de Don Juan no teatro europeu do século XVII e a importância de Dom Juan ou le Festin de Pierre, de Molière (1665); a complexificação da figura do sedutor blasfemo, e a exploração de ambiguidades e ambivalências; a ópera Don Giovanni, de Mozart e Da Ponte (1787), como momento culminante no tratamento artístico do mito. Visionamento e comentário do início da ópera Don Giovanni, nume encenação com direcção musical de Claudio Abbado.