Sumários
Introduçao ao pensamento de Roland Barthes.
28 Março 2025, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Apresentação de Roland Barthes. Pensar o mito no âmbito da semiologia no momento do desenvolvimento das Ciências Humanas em França: Mythologies (1957).
O mito surrealista da cidade.
26 Março 2025, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Breton e a defesa da criação ("action espontananée") contra a ideaia de trabalho de aperfeiçoamento formal. A expressão da vida na temporalidade própria da imagem ("explosante-fixe"). As imagens "naturais" ( nas rochas, nos cristais). O sujeito individual e os seus avatares (fantasmas). O inconsciente colectivo (Jung).
O mito surrealista da cidade
21 Março 2025, 14:00 • Patrícia Soares Martins
A cidade em Nadja, lugar de encontros e de "trouvailles" surrealistas. A "beleza convulsiva": uma teoria da imagem em Nadja e L'Amour Fou.
O "demónio da analogia": um percurso surrealista pela cidade de Paris.
O mito surrealista da cidade.
19 Março 2025, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Caracterização da "Beauté convulsive" em Nadja e em L'Amour Fou. As alucinações auditivas, a fotografia e a escrita automática como formas de escrita do inconsciente.
A cidade dos surrealistas: Nadja, de Breton
14 Março 2025, 14:00 • Patrícia Soares Martins
A cidade dos surrealistas. Em Nadja o percurso esotérico dos subterrâneos. Os cartazes, as montras, as fachadas, trazem consigo um mistério. Outros signos: a mão do cartaz luminoso, a janela de cortinados vermelhos.
"Quem sou eu?" - À pergunta inicial do romance a resposta possível no final: a notícia de jornal, o fait-divers, dizem algo acerca do sujeit, mais do que qualquer outro discurso ou qualquer narrativa.