Sumários

Nadja, de André Breton

12 Março 2025, 14:00 Patrícia Soares Martins

A cidade dos surrealistas. Nadja, de Breton, o encontro com Nadja e o percurso pela cidade entendida como "forêt d'ndices"; alguns desses índices: "Les aubes" , "les bois-charbon". A lógica do texto não é a de uma intriga mas a de uma associação livre a partir dos aspectos legíveis da cidade. A estética surrealista do encontro. 


Nadja, de André Breton: a cidade dos surrealistas.

7 Março 2025, 14:00 Patrícia Soares Martins

Observações sobre a cidade contemporânea segundo  de Jean-Luc Nancy em "La Ville au loin" (Ed.  Mille et Une Nuits, 1999). 


A cidade dos surrealistas; Nadja, de André Breton, 


Paris de Baudelaire

28 Fevereiro 2025, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura  e apresentação pelos alunosde "Le maquillage", secção do livro  de Le Peintre de la vie Moderne. Continuação do estudo de Petits Poèmes en Prose na perspectiva da caracterização da cidade e das condições de percepção do sujeito : "Perte d'auréole" e "Le joujou du pauvre". 


O mito da cidade: Petits Poêmes en Prose.

26 Fevereiro 2025, 14:00 Patrícia Soares Martins

Reoresentações de Paris em Baudelaire, no Peintre de La vie Moderne e em Petits Poèmes en Prose. Leitura e análise de "Le Mauvais vitrier" . Leitura da  Carta-prefácio a Arsène Houssaie na qual Baudelaire relaciona o poema em prosa com a experiência da cidade (  hiperestimulação, "choque" e transformação das condições de percepção do sujeito).


Do discurso sobre a cidade ao mito da cidade.

21 Fevereiro 2025, 14:00 Patrícia Soares Martins

A cidade e o seu discurso. O artista no fluxo da modernidade: Le Peintre de la vie Moderne e o Spleen de Paris. Leitura de "Les foules" de Baudelaire.