Apresentação
26 Janeiro 2022, 12:30 • Nereida Villagra
Apresentação da cadeira.
PROGRAMA
A unidade curricular tem como objetivo fornecer aos estudantes as bases teóricas e metodológicas, assim como as ferramentas práticas para o estudo do mito. Assim, em primeiro lugar apresentar-se-á a discussão sobre as fontes que nos transmitem os mitos (poesia, mitografia e iconografia), assim como o debate sobre a própria definição do mito, da mitologia e da noção de “clássico”. Em segundo lugar, estudaremos os grandes ciclos míticos da Grécia antiga: a cosmogonia e geração dos deuses, o ciclo troiano, o ciclo tebano, o ciclo argonáutico, a mitologia de Héracles, a mitologia ateniense, a argiva e a arcádia. Em terceiro lugar, apresentar-se-á o estudo científico do mito e os principais métodos interpretativos: a escola ritualista e a relação entre mito e religião, a escola psicanalítica, o estruturalismo, o comparativismo, a análise tipológica e morfológica e a narratologia estrutural. Esta matéria será planteada de modo prático, analisando mitos previamente tratados. Ao longo do curso, serão apresentados também os principais recursos bibliográficos e digitais para o estudo do mito.
Para facilitar a discussão nas aulas e a consolidação da matéria, os alunos deverão ler um conjunto de textos, que irá incluir obras antigas e bibliografia secundária. Estes serão disponibilizados no início do semestre.
No fim da cadeira os estudantes deverão demonstrar a capacidade de fazer o estudo de um mito a partir das suas fontes e, eventualmente, propor uma interpretação seguindo um dos marcos teóricos trabalhados.
A avaliação constará de três elementos: uma prova escrita com perguntas de resposta direta (40%), um trabalho em grupo (50%) e a participação nas aulas (10%).
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Burkert, W. 1993 [1977], Religião Grega. Tradução de M. J. Simões Loureiro, Lisboa.
Delattre, C. 2005, Manuel de mythologie grecque, Rosny-sous-Bois.
Edmunds, L. 2021, Greek Myth, Berlin-Boston.
Edmunds, L. 2014, Approaches to Greek Myth. Second edition, Baltimore.
Futre Pinheiro, M. 2011, Mitos e Lendas da Grécia Antiga, Lisboa.
Gantz, T. 1993, Early Greek myth: a guide to literary and artistic sources, Baltimore.
Graf, F. 1993 [1987], Greek Mythology. An Introduction. Translation T. Marier, Baltimore.
VV. AA. 1981-1999, Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae.
Zayko, V.-Hoyle, H. 2017, A Handbook in the Reception of Classical Mythology, New Jersey.
Calendário de aulas
DATA | CONTEÚDOS |
26/1/22 | Apresentação |
28/1/22 | Definição de mito. Recursos bibliográficos e electrónicos |
2/2/22 | As fontes dos mitos: poesia |
4/2/22 | As fontes dos mitos: prosa |
9/2/22 | As fontes dos mitos: iconografia |
11/2/22 | A cosmogonia e os deuses Olímpicos |
16/2/22 | Ciclo troiano |
18/2/22 | Ciclo tebano |
23/2/22 | Ciclo arognáutico |
25/2/22 | Héracles |
4/3/22 | Exercício prático: a mitologia de Atenas |
9/3/22 | Mitologia de Atenas |
11/3/22 | Mitologia de Argos e Arcádia |
16/3/22 | Sessão de dúvidas sobre o tabalho |
18/3/22 | O estudo científico do mito: escola comparatistas |
23/3/22 | Escola psicanalítica: Édipo |
25/3/22 | A escola ritualista: as Lémnias, Calisto e Ifigenia |
30/3/22 | Burkert |
1/4/22 | Burkert |
6/4/22 | Mito e religião: Deméter e Perséfone |
8/4/22 | Mito e religião: Dioniso |
20/4/22 | Mito, estructura e antropologia |
22/4/22 | Sesssão de dúvidas sobre o trabalho |
27/4/22 | Estructuralismo |
29/4/22 | Estructuralismo |
4/5/22 | Apresentações dos trabalhos (Entrega de trabalhos) |
6/5/22 | Apresentações de trabalhos (Entrega de trabalhos) |
11/5 | Dúvidas |
13/5 | Prova escrita |
Leituras:
Hesíodo, Teogonia
Apolodoro, Biblioteca (excertos indicados em aula)
Sófocles, Rei Édipo
Apolónio de Rodes, Argonáuticas 3
Eurípides, Medeia, Bacantes
Hino Homérico a Deméter
Outras fontes mitográficas indicadas em aula