Apresentação de uma ficha analítico-descritiva de uma Obra de Arte particular.

24 Setembro 2018, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Estudo de um quadro de Vasco Fernandes, «Jesus Cristo em casa de Marta e Maria», c. 1530 (Viseu, Museu Grão Vasco) como exemplo de como se pode realizar uma Ficha Analítico-Descritiva de uma Obra de Arte, seguindo as pesquisas chamadas Fortuna Histórica, Fortuna Crítica e Fortuna Estética, com o objectivo de ver melhor a obra em apreço.


•FORTUNA HISTÓRICA –

Recolha de dados sobre a peça; investigação de fontes (bibliotecas, arquivos, entrevistas) e crítica heurística; definição de estilo e época; inquirição sobre as questões QUANDO SE FEZ, QUEM FEZ, COMO SE FEZ, PORQUE É QUE SE FEZ, POR QUEM SE FEZ, POR QUANTO SE FEZ… Análise iconográfica, formal e descritiva. Primeira caracterização geral da peça.

•FORTUNA CRÍTICA –

Análise comparativa com outras peças; investigação relacional; análise estilística e iconológica; integração em contexto alargado; definição de problemas;  estudo trans-contextual da peça na sua vivência entre a época de factura e o nosso tempo, à luz dos mercados, das avaliações e das críticas.

•FORTUNA ESTÉTICA –

Análise estética: O QUE É A OBRA ? O percurso amadurecido da pesquisa abre perspectivas para se ver melhor a peça e saber apreciá-la à luz das suas reais potencialidades criadoras. 

 

Aula Teórico-Prático      24-09-2018 08:00 - 53 alunos assistiram à aula. - Docente:            Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão - Data da Última Modificação:     25-09-2018 11:22