Análise de temas de trabalhos práticos.

4 Novembro 2019, 08:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

TRABALHOS PRÁTICOS DE METODOLOGIA(s) DE HISTÓRIA DA ARTE

Licenciatura, 1º ano, 2019/2020

 

Ana Filipa Dores Paulo – ‘Sansão e Dalila’, de Peter Rubens. 

Ana Goes Ferreira Mota – Um trabalho de arquitectura de Rui Goes Ferreira: análise e comparação com obras coevas.

Ana Gomes Albuquerque – O ‘Naufrágio de um cargueiro’ de William Turner: o poder de subversão política e de comprometimento ideológico das artes.

Ana Lúcia Cardoso – Cão Foo: simbologia de uma peça de arte de porcelana chinesa.

Ana Luís – A arte da fotografia de Barbara Kruger: «Your body is a bottleground».

Ana Margarida Ribeiro – As ruínas do antigo mosteiro instalado no conjunto romano de São Cucufate em Vila de Frades.

Ana Teresa Barreiros – ‘500 Arhats’, no Mori Art Museum de Tóquio, por Takashi Murakami.

Beatriz Rodrigues – A igreja de Santa Engrácia do arquitecto João Antunes e os inícios do Barroco.

Beatriz Silva – Uma obra do pintor e escultor  Daniel Vieira em Alte (Loulé): gravura ‘Primo Alfredo’.

Bernardo Morais dos Santos – O Retábulo Barroco da Igreja de Santa Maria de Loures.

Carina Marana de Noronha – O cobre ‘Santa Maria Madalena’ de Josefa de Óbidos (MNMC).

Carolina Albuquerque – O ‘Navio Negreiro’ de William Turner e o poder interventivo da arte.

Carolona Mesquita – ‘Degolação de S. João Baptista’ de Gregório Lopes (igreja de S. João Baptista de Tomar) / ou ‘Alegoria ao Inverno’, do pintor-gravador surrealista Remedios Varo Uranga.

Catarina Alexandre -- «A Súplica de Inês de Castro» de Vieira Portuense.

Catarina Nifo – ‘Auto-retrato chamado A Modelo’, de Laura Knight.

Clara Baeta – ‘Eine Welt’ (1899), de Maximilian Lenz.

Clara Conceição de Neiva Leite – Arte por instrução…

Clara Forte – ‘Soará a silêncio o som de uma revolução dentro de um bunker’, de Maria Trabulo.

Deiso Santos – As ruínas do mosteiro do Carmo à luz dos conceitos de conservação e restauro.

Diogo Sousa – ‘Las Meninas’ de Diego Velázquez enquanto manifesto de liberalidade artística.

Erica Sanches – As duas ‘Olímpias’ de Edouard Manet e de Santa-Rita Pintor.

Guilherme Jordão – O grupo do Laocoonte: um estudo da descoberta das suas derivações.

Hélder Domingos – ‘O Nascimento de Vénus’ de Sandro Botticelli à luz da interpretação iconológica.

Ilda Mafalda Simão – ‘Labirinto’, painel de azulejos de Maria Keil.

Joana Poejo -- «Cabeça de Medusa» de Michelangelo Caravaggio.

João Leitão – sobre a obra do fotógrafo António Novais.

João Marques Agostinho – ‘Pigmalião e Galathreia’ de Jean-Léon Gerôme.

Jussara Cumbeza – ‘A Primavera’ de Sandro Botticelli à luz da interpretação iconológica.

Lígia Nogueira – A «Pintura de História»: o quadro de Giovanni Fattori ‘Mary Queen of Scots at Battle of Langside, Foughton, 13 may 1568’ na Galeria de Arte Moderna de Florença.

Luís Ovídio – A Morte de Desdémona, de Mário Botas.

Mafalda Lopes – O Palácio da Quinta da Flamrnga em Vialonga (um aspecto artístico).

Mafalda Paínho – Uma escultura da auastríaca Teresa Feoderova Ries.

Mafalda Sustelo – ‘We two boys together clinging’ (1961) de David Hockney.

Magda Lança – ‘Birthday’, de Dorothea Tanning.

Mariama Teixeira – Retrato de George Dyer ao espelho (1968), por Francis Bacon.

Mariana Casimiro Coelho Santos Roque – As fontes arquitectónicas da Capela de São Frutuoso de Montélios em Braga.

Mariana Cruz – Uma tapeçaria de Tournai ‘à maneira de Portugal e da Índia’.

Mariana Lopes – A ‘Anunciação’ do pintor maneirista Gaspar Dias na igreja de São Roque.

Mariana Passadouro – ‘Sunflowers’, de Van Gogh.

Marta Alexandre Correia – ‘Candle’, de Vladimir Kush.

Marta Duarte – ‘O Massacre dos Inocentes’ (1824) de Cogniet.

Matilde de Jesus de Almeida – Os azulejos da Quinta do Conventinho em Loures.

Matilde Vinhais – O Laocoonte: história de uma redescoberta arqueológica.

Miguel Alexandre Cunha Paiva – O ‘Grande Panorama da Cidade de Lisboa’ pelo pintor de azulejos Gabriel del Barco (c. 1699) no Museu Nacional do Azulejo.

Paula Carneiro – ‘The fisherman and the siren’, de Frederic Leighton (1856-58).

Rafaela Albina de Sousa guerreiro – Judite e a cabeça de Holofernes, de Caravaggio (1598-99).

Raquel Rodrigues – Um caso de joalharia áulica: ‘Lover’s eye’, Prince George of Eales (1785).

Sara Figueiredo – Barbara Kruger e a arte da fotografia: o caso de ‘I shop therefore I am’.

Suzana Loureiro – ‘Irony of the negro policeman’ de J. Basquiat.

Vanessa Paulo – ‘Pájaro de desván’, por Lluís Mas Niera i Rosés.

Viviana Silvestre – Os ‘Comedores de batata’ de Vincrent Van Gogh.

 

Registo: 51 alunos