Análise de temas de trabalhos práticos.
4 Novembro 2019, 08:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
TRABALHOS PRÁTICOS DE METODOLOGIA(s) DE HISTÓRIA DA ARTE
Licenciatura, 1º ano, 2019/2020
Ana Filipa Dores Paulo – ‘Sansão e Dalila’, de Peter Rubens.
Ana Goes Ferreira Mota – Um trabalho de arquitectura de Rui Goes Ferreira: análise e comparação com obras coevas.
Ana Gomes Albuquerque – O ‘Naufrágio de um cargueiro’ de William Turner: o poder de subversão política e de comprometimento ideológico das artes.
Ana Lúcia Cardoso – Cão Foo: simbologia de uma peça de arte de porcelana chinesa.
Ana Luís – A arte da fotografia de Barbara Kruger: «Your body is a bottleground».
Ana Margarida Ribeiro – As ruínas do antigo mosteiro instalado no conjunto romano de São Cucufate em Vila de Frades.
Ana Teresa Barreiros – ‘500 Arhats’, no Mori Art Museum de Tóquio, por Takashi Murakami.
Beatriz Rodrigues – A igreja de Santa Engrácia do arquitecto João Antunes e os inícios do Barroco.
Beatriz Silva – Uma obra do pintor e escultor Daniel Vieira em Alte (Loulé): gravura ‘Primo Alfredo’.
Bernardo Morais dos Santos – O Retábulo Barroco da Igreja de Santa Maria de Loures.
Carina Marana de Noronha – O cobre ‘Santa Maria Madalena’ de Josefa de Óbidos (MNMC).
Carolina Albuquerque – O ‘Navio Negreiro’ de William Turner e o poder interventivo da arte.
Carolona Mesquita – ‘Degolação de S. João Baptista’ de Gregório Lopes (igreja de S. João Baptista de Tomar) / ou ‘Alegoria ao Inverno’, do pintor-gravador surrealista Remedios Varo Uranga.
Catarina Alexandre -- «A Súplica de Inês de Castro» de Vieira Portuense.
Catarina Nifo – ‘Auto-retrato chamado A Modelo’, de Laura Knight.
Clara Baeta – ‘Eine Welt’ (1899), de Maximilian Lenz.
Clara Conceição de Neiva Leite – Arte por instrução…
Clara Forte – ‘Soará a silêncio o som de uma revolução dentro de um bunker’, de Maria Trabulo.
Deiso Santos – As ruínas do mosteiro do Carmo à luz dos conceitos de conservação e restauro.
Diogo Sousa – ‘Las Meninas’ de Diego Velázquez enquanto manifesto de liberalidade artística.
Erica Sanches – As duas ‘Olímpias’ de Edouard Manet e de Santa-Rita Pintor.
Guilherme Jordão – O grupo do Laocoonte: um estudo da descoberta das suas derivações.
Hélder Domingos – ‘O Nascimento de Vénus’ de Sandro Botticelli à luz da interpretação iconológica.
Ilda Mafalda Simão – ‘Labirinto’, painel de azulejos de Maria Keil.
Joana Poejo -- «Cabeça de Medusa» de Michelangelo Caravaggio.
João Leitão – sobre a obra do fotógrafo António Novais.
João Marques Agostinho – ‘Pigmalião e Galathreia’ de Jean-Léon Gerôme.
Jussara Cumbeza – ‘A Primavera’ de Sandro Botticelli à luz da interpretação iconológica.
Lígia Nogueira – A «Pintura de História»: o quadro de Giovanni Fattori ‘Mary Queen of Scots at Battle of Langside, Foughton, 13 may 1568’ na Galeria de Arte Moderna de Florença.
Luís Ovídio – A Morte de Desdémona, de Mário Botas.
Mafalda Lopes – O Palácio da Quinta da Flamrnga em Vialonga (um aspecto artístico).
Mafalda Paínho – Uma escultura da auastríaca Teresa Feoderova Ries.
Mafalda Sustelo – ‘We two boys together clinging’ (1961) de David Hockney.
Magda Lança – ‘Birthday’, de Dorothea Tanning.
Mariama Teixeira – Retrato de George Dyer ao espelho (1968), por Francis Bacon.
Mariana Casimiro Coelho Santos Roque – As fontes arquitectónicas da Capela de São Frutuoso de Montélios em Braga.
Mariana Cruz – Uma tapeçaria de Tournai ‘à maneira de Portugal e da Índia’.
Mariana Lopes – A ‘Anunciação’ do pintor maneirista Gaspar Dias na igreja de São Roque.
Mariana Passadouro – ‘Sunflowers’, de Van Gogh.
Marta Alexandre Correia – ‘Candle’, de Vladimir Kush.
Marta Duarte – ‘O Massacre dos Inocentes’ (1824) de Cogniet.
Matilde de Jesus de Almeida – Os azulejos da Quinta do Conventinho em Loures.
Matilde Vinhais – O Laocoonte: história de uma redescoberta arqueológica.
Miguel Alexandre Cunha Paiva – O ‘Grande Panorama da Cidade de Lisboa’ pelo pintor de azulejos Gabriel del Barco (c. 1699) no Museu Nacional do Azulejo.
Paula Carneiro – ‘The fisherman and the siren’, de Frederic Leighton (1856-58).
Rafaela Albina de Sousa guerreiro – Judite e a cabeça de Holofernes, de Caravaggio (1598-99).
Raquel Rodrigues – Um caso de joalharia áulica: ‘Lover’s eye’, Prince George of Eales (1785).
Sara Figueiredo – Barbara Kruger e a arte da fotografia: o caso de ‘I shop therefore I am’.
Suzana Loureiro – ‘Irony of the negro policeman’ de J. Basquiat.
Vanessa Paulo – ‘Pájaro de desván’, por Lluís Mas Niera i Rosés.
Viviana Silvestre – Os ‘Comedores de batata’ de Vincrent Van Gogh.
Registo: 51 alunos