Ainda os Tratados de Arte e a Literatura Artística durante a Idade Moderna.

10 Novembro 2016, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Ainda os Tratados de Arte e a Literatura Artística durante a Idade Moderna. Discussão sobre a tratadística de Léon Battista Alberti. O papel de Miguel Ângelo Buonarroti. 

A redignificação das artes e o estatuto do artista com o Renascimento. 
As 'paragone': o livro de Benedetto Varchi. O diário de Jacopo Pontormo. 
As biografias de artista: os livros de Giorgio Vasari, G. Condivi, Karel van Mander, Félix da Costa Meesen. 
A literatura de viagens e os roteiros-guias de visita. 
O conceito de Património monumental e de 'obra de arte'. 


BIBL.
BAPTISTA PEREIRA, Fernando António, Imagens e Histórias de Devoção. Espaço, Tempo e Narrativa na Pintura Portuguesa do Renascimento (1450 – 1550), Faculdade de Belas Artes, Lisboa, 2001.
BESANÇON, Alain, L’image interdite. Une histoire intellectuelle de l’iconoclasme, Arthème Fayard, 1994.BELTING, Hans, The Global Art World. A Critical Estimate, ed. com Andrea Buddensieg, Ostfildern 2009.
CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli nascosto. Per una storia del pensiero iconologico, Carocci, Roma,1994.DESWARTE, Sylvie, Ideias e Imagens em Portugal na Época dos Descobrimentos. Francisco de Holanda e a Teoria da Arte, Lisboa, Difel, 1992.
DUBOIS, Claude-Gilbert, Le Bel Aujourd’hui de la Renaissance. Que reste-t-il du XVIe siècle ?, Paris, Seuil, 2001.
FALGUIÈRES, Patricia, «Préface. La société des objects» e «Postafe. Lire Schlosser aujoud’hui ?», ed. francesa de Les Cabinets d’art et les merveilles de la Renaissance tardive, de Julius von Schlosser (Leipzig, 1908), éditions Macula, Paris, 2014, pp. 8-60 e 266-350. 
FREEDBERG, David, (ed. francesa), Le Pouvoir des Images, Paris, Monfort, 1998.
GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros ensaios, Lisboa, Ed. Difel, col. ‘Memória e Sociedade’, dirigida por Diogo Ramada Curt, trad. de António Narino, Lisboa, 1992. GOMBRICH, E.H., , Symbolic Images. Studies in the Art of the Renaissance, Phaidon Press, Londres, 1972 (trad.: lmágenes simbólicas. Estudios sobre el arte deI Renacimiento, Alianza Ed. Madrid 1983).GONÇALVES, Flávio, História da Arte. Iconografia e Crítica, Lisboa, INCM, 1983.​
HASKELL, Francis, L’Historien et les Images, Paris, Gallimard, 1995.HENIN, Emmanuelle, ‘Ut Pictura Theatrum’. Théatre et Peinture de la Renaissance italienne au Classicisme français, Droz, Genève, 2007. LESCOURRET, Marie-Anne, Aby Warburg ou la tentacion du regard, Paris, Malakoff, 2014.MARÍAS, Fernando, El Largo Siglo XVI. Los usos artísticos del Renacimiento español, Madrid, ed. Taurus, col. Conceptos fundamentales para la Historia del Arte Español’, 1989.PACHECO, F., El Arte de la Pintura (1649), ed. Cátedra Madrid, 1990.PANOFSKY, Erwin, Meaning in the Visual Arts (Garden City, New York, 1955) (trad. port., O Significado nas artes visuais, Lisboa, ed. Presença).Idem, Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental, trad., Lisboa, ed. Presença, 1981
SERRÃO, Vitor, O Maneirismo e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses, Lisboa, IN-CM, 1983.
Idem, A Trans-Memória das Imagens. Análise Iconológica de Pintura Portuguesa (sécs. XVI-XVIII), Lisboa, Cosmos, 2007.