Questões de Análise Iconológica de Obras de Arte: casos de estudo.
24 Outubro 2016, 10:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Mercado das artes e estatuto dos artistas, do Renascimento à Idade Contemporânea. Noções de conservação preventiva de obras de arte. Mercado de Arte e Modernidade. Ut Pictura Theatrum: conceito, formas, narratividade, representação cénica, ilusão, retórica, trans-contextualidade, um percurso pelos discursos da Pintura. Estudos de caso. Uma tela antuerpiana de Jacob van Es (século XVII).
Originais e ‘falsos’, modelos, réplicas, variantes, e cópias.'Acordar as cores das imagens': pigmentos, tintas e outras matérias do ofício dos pintores durante a Idade Moderna, e questões de conservação e restauro. Alguns casos de estudo integrado: um quadro de Tintoretto (a ‘Adoração dos Magos’ do Mosteiro de Singeverga) e outros exemplos.
Definição de bases teórico-conceptuais necessárias à prática do gestor/perito em arte, conceitos operativos e científicos, eficaz no diálogo com a obra em termos de mercados de arte. Noção de Programa Artístico, assente num olhar inter-disciplinar com visão globalizante (histórica, estética, ideológica, antropológica, contextual) das obras à luz da compreensão do que Aby Warburg definia como seus ‘pontos de vista intrínsecos’. Noção de Trans-Memória imagética, que busca (re)conhecer nas obras as suas capacidades de perpetuação memorial, tornando-as elemento de percepção de potencialidades globais, em base trans-contextual de inesgotável fascínio para os fruidores.
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