Balanço dos trabalhos práticos registados.
17 Outubro 2016, 10:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Balanço dos temas de TRABALHOS PRÁTICOS DE METODOLOGIA DE HISTÓRIA DA ARTE 2016/2017, que consistem em FICHAS ANALÍTICO-DESCRITIVAS DE UMA OBRA DE ARTE INDIVIDUAL OU DE UM PROBLEMA DE ARTE ESPECÍFICO, OU RECENSÃO CRÍTICA DE UMA FONTE. Temas inscritos até ao momento (56):
Ana Begonha – O Martírio de São Bartolomeu de José de Ribera (MNAA): análise histórico-artística, iconográfica, comparatista, iconológica e simbólica / ou Jazigo do Visconde de Valmor, de Álvaro Machado, no Cemitério do Alto de São João.
Ana Bela Água – Transverberação de Santa Teresa (Josefa de Ayala, 1676). O ciclo carmelita de Cascais.
Ana Margarida Andrade – ‘Les espaces d’Abraxas’ de Ricardo Bofill: análise crítica.
Ana Rita Silva – As Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha).
Ana Westwood – ‘Libélula’ de René Lalique (…).
Andreia Filipa Gomes – ‘Praia das Maçãs’, de José Malhoa: análise histórico-artística.
Beatriz Faria – ‘O Corpo da Luz’, escultura de mármore de Estremoz por Asbjorn Andresen na Capela Imaculada em Braga.
Beatriz Teodoro – Passion and Resistance, escultura de Keis Kuksi.
Bruna Brites – A capela-mor da igreja de São Domingos, por João Frederico Ludovice: história, arte e restauro. Questões de conservação e exposição de um espaço.
Bruno Oliveira – As Tentações de Santo Antão de Jheronymus Bosch (MNAA) (rever a escolha)…
Bruno Santos – A Adoração dos Magos de Domingos António de Sequeira (MNAA).
Carolina Ramos – A Fonte do Jardim Real de Caxias.
Carolina P. B. Alexandre – O Elevador de Santa Justa e a arte do ferro nas Lisboa de viragem do século XIX para o XX.
Catarina Fernandes Rodrigues – Uma peça de porcelana chinesa ou japonesa no Museu Gulbenkian (a escolher)…
Constança Costa Santos – análise das serigrafia Radioactive I de Robert Rauschenberg.
Diogo Mota – ‘Maus’ de Art Spiegelmann: BD, arte e ideologia, uma reflexão crítica.
Diogo Rodrigues – A Morte de Sócrates de Jacques-Louis David.
Francisca Martins – O Julgamento das Almas (MNAA), pintura renascentista portuguesa.
Gabriel Domingues – Mãe Migrante de Dorothea Lange: análise crítica.
Gabriel Paiva de Paulo – La Nymphe Surprise de Édouard Manet.
Inês Guedes – O Despertar de José Simões de Almeida no Jardim da Estrela.
Inês Sambas Cabral – Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci. A teoria antropocêntica renascentista e o ideal de harmonia clássica.
Inês Sebastião – A Capela de São Frutuoso de Montélios (Braga): análise artística.
Jéssica Martel Perú -- Só Deus !, de Francisco Metrass, no MNAC.
Jéssica Mira Freitas – Inês de Castro pressentindo os assassinos de Francisco Metrass.
Jéssica Oliveira – Casa do Relógio do Porto ou Casa Manuelina (de ?)….
Joana Dominguez – A Raposa Azul de Franz Marc.
João Belo – O painel Começar, de José de Almada-Negreiros (FCG).
João Pedro Silva – A ‘Grande Revista à Portuguesa’ (2013-14) de La Féria: análise de um espectáculo artístico à luz dos conceitos abrangentes de Arte do Espectáculo.
Jorge Espinel Romo – Crucifixión de San Pedro de Caravaggio.
Laura Farias -- O Nascimento de Vénus de Sandro Botticelli à luz da Iconologia de Warburg (…)
Laura Torres – Estudo a partir do Retrato do Papa Inocêncio X, de Velázquez, por Francis Bacon.
Leonor Nogueira – O Grupo do Leão de Columbano Bordalo Pinheiro …
Lily Chadwick – Um têxtil (a escolher) da colecção MNT: sobre o revivalismo egípcio no início do século XX.
Mafalda Roças – ‘The largest cok mosaic’, em Ponte de Sor, obra de Samig Strati.
Maria Ângela Silva – Vhils (obra a escolher).
Maria da Luz Pinheirão – São Vicente, Patrono de Lisboa, painel de Azulejos da Estação do Rossio, por Lima de Freitas.
Márcia Martins – O Casal Arnolfini, de Jan Van Eyck, e a questão da perspectiva científica …
Mariana Nascimento – Picture Emphasizing Stillness de David Hockney (Col. Berardo).
Mariana Silva – O Martírio de São Sebastião (1536) da Charola de Tomar por Gregório Lopes.
Marie Céline – O Mapa do Inferno de Sandro Botticelli (…).
Marta Almeida – A Tabacaria Mónaco e a Arte Nova em Portugal.
Marta Silva Pereira – O Bailado ‘Pedro e Inês’ de Olga Roriz. Performance e arte em movimento.
Miguel Ángel Martín Manuel – Nuestro Padre Jesús Nazareno, de escuela castellana (escultura).
Natacha Sofia – O Fado, de José Malhoa.
Olívia Chantre – O Inferno, de mestre desconhecido, no MNAA: análise do fantástico e do exótico na pintura renascentista portuguesa.
Patrícias Feital – O Fado, de José Malhoa: estudo analítico-descritivo, histórico-artístico, iconográfico, iconológico e simbólico.
Raquel Ribeiro dos Santos – O Retrato de Fernando Pessoa por José de Almada-Negreiros (FCG).
Raquel Soares – A persistência da memória de Salvador Dalí.
Rita Esteves – Os frescos da igreja de São Sebastião de Castro Marim.
Rita Serra – One and three plants, Joseph Kosuth.
Rita Silva – Las Meninas de Diego Velázquez: estudo sobre o estatuto social do artista.
Rodrigo Fidalgo – Estudo de caso da chaminé na paisagem construída algarvia.
Sandra Novo – O Diadema das Estrelas, cobre da Rainha D. Amélia.
Teresa Ribeiro – Rapariga com Brinco de Pérola de J. Vermeer (…).
Tomás Gorjão – O Pugilista, de Paula Rego: análise histórica, iconográfica, iconológica, estética, simbólica e comparatista.