Teste (1ª chamada)

21 Novembro 2016, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

TESTE DE METODOLOGIA DE HISTÓRIA DA ARTE – Licenciatura em História da Arte (1ª chamada) 21 de Novembro de 2016, 10-12 h – Docente: Prof. Vitor Serrão

                                                                       I

Leia atentamente as seis seguintes questões e responda de modo claro, com adequada exposição e em bom português, com recurso a exemplos se e quando for necessário, a apenas TRÊS delas:


1.      Em que consiste a vertente da nossa disciplina a que podemos chamar a Micro-História da Arte e qual a sua utilidade no estudo integrado do Património artístico ?

2.      De acordo com o historiador de arte Giulio Carlo Argan, a História da Arte e a Crítica de Arte constituem parcelas do mesmo corpo analítico. Qual a sua opinião a este respeito  

3.      Defina o conceito de scintilla divina utilizado por Léon Battista Alberti na sua célebre tratadística e explique a importância prática que auferiu na consciencialização estatutária dos artistas a partir do século XV.

4.      Defina em linhas gerais <aquilo que entende por Fortuna Histórica, Fortuna Crítica e Fortuna Estética na organização, estruturação e faseamento de uma pesquisa em História da Arte.

5.      Defina em breves palavras os conceitos de Iconografia, Iconologia e Icononímia. Em que consistem ? 

6.      Como se pode definir conceito de aura proposto por Walter Benjamin (A Obra de Arte na Era da sua Reprodutibilidade Técnica, 1936) como expressão maior da singularidade das obras de arte ?

  


                                                               II


Desenvolva e comente, com a maior clareza e objectividade, num discurso estruturado e fluente, e recorrendo a factos e exemplos adequados sempre que necessário, UM dos dois seguintes temas: 

1.      O estatuto social de artista nasceu no pleno do século XV em circunstâncias especiais – históricas, ideológicas, socio-culturais, tratadísticas, económicas e artísticas –, com o Renascimento e os studia humanitatis. O primeiro a falar do assunto em Portugal foi Francisco de Holanda (1517-1584). Comente o que diz este tratadista, arquitecto e pintor, no seu tratado Da Pintura Antigua (1548), a respeito de uma concepção da ideia criativa, quando defende: «A idea na pintura é uma imagem que há de ver o entendimento do pintor com olhos interiores em grandíssimo silencio e segredo, a qual há de imaginar e escolher a mais rara e eicelente que a sua imaginação e prudência puder alcançar»... Ou seja, deste primado da Idea increada decorre que a criação nas artes será sempre um acto individual e intransmissível, elaborado em primeira instância pelo pensamento. Que efeito tem este conceito de criação artística na génese de um novo estatuto de liberalidade reivindicado pelos artistas portugueses ?


2.      Comente com o devido método e rigor analítico, em termos históricos, iconográficos, iconológicos, estilísticos, simbólicos, contextuais e trans-contextuais, a pintura Cristo em Casa de Marta e Maria, do Museu Grão Vasco em Viseu, obra encomendada pelo Bispo D. Miguel da Silva, cerca de 1530, à oficina do pintor Vasco Fernandes, o Grão Vasco, e destinada à capela do Paço Episcopal de Fontelo, nessa cidade beirã. Procure analisar esta obra renascentista à luz dos seus ‘pontos de vista’ intrínsecos, buscando uma percepção iconológica da pintura.