Unidade Curricular | Course Unit

Metodologias da História da Arte

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

77722

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

 

Semestre | Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Teresa leonor Magalhães do Vale

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

I.      Introdução

1.         A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2.         As grandes correntes da disciplina

3.         A relação da história da arte com outras disciplinas científicas

4.         Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes

 

II.        As disciplinas da Arte

1.       Arquitectura

2.       Escultura

3.       Pintura

4.       Artes decorativas

5.       Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade.

 

III.      Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1.         A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento

2.         A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão

3.         A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

4.         A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

5.         A elaboração de uma recensão crítica, de um artigo científico e de uma apresentação oral

 

IV.           Fontes e géneros literários da História da Arte

1.         Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)

2.       As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar Machado)

3.       Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)

4.       Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)

5.       As “parangonas” (Benedetto Varchi)

6.       Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)

 

V.             A história da arte e a conservação / revalorização do património artístico

1.       O inventário de património artístico

2.       A musealização das obras de arte

3.       Conservação das obras de arte

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita e apresentado oralmente, se possível), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação (na versão escrita e apresentação oral). São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1995

ARGAN, Giulio-Carlo, Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

BASILE, Giuseppe, Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte, (col. Arte e Comunicação, 64), Lisboa, Edições 70, 1997

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

HOURS, Madeleine, Les Secrets des Chefs-d’Oeuvres, Paris, Robert Laffont, 1964

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1992

SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes, Lisboa, Livros Horizonte, 2001

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo, Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948)