Sumários
Teste de avaliação de conhecimentos.
16 Dezembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Teste de avaliação de conhecimentos.
V. A história da arte e a conservação / revalorização do património artístico 1. O inventário do património artístico 2. A conservação das obras de arte 3. A musealização das obras de arte.
14 Dezembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
V.
A
história da arte e a conservação / revalorização do
património artístico
1. O inventário do património
artístico
2. A conservação das obras de
arte
3. A musealização das obras de
arte.
BIBLIOGRAFIA
Inventário
AAVV, Dar Futuro ao Passado,
Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1993.
AAVV, Património. Balanços
e Perspectivas [2000-2006], Lisboa, Instituto Português do Património
Arquitectónico, 2000
ALVES, Alice Nogueira,
“Inventariar para Salvar. Mousinho de Albuquerque e a Comissão incumbida de
examinar os Edifícios dos Conventos Suprimidos (1836)” in Artis – Revista do
Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa,
nº 6, 2006, pp. 249-267.
BATISTA, Ana, ARAGÃO, Rita,
COSTA, João Ribeiro da, Inventariação e digitalização do Património
Histórico-Cultural, IPPAR - on-line
CHOAY,
Françoise, L’Allégorie du Patrimoine, Paris, Seuil, 1992
MARTINS, Ana Cristina,
“Associativismo erudito e inventariação do património artístico e arqueológico:
A Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes” in Actas
do II Congresso Internacional de História da Arte, Porto, 2001, pp.
911-933.
MELOT,
Michel, VERDIER, Hélène, Principes, méthode et conduite de l’Inventaire
général, Paris, 2001 - on-line
CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas
de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa,
Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS,
Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas.
Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999.
SIRE,
Marie-Anne, La France du Patrimoine. Le choix de la mémoire, Paris,
Découvertes Gallimard / CNMHS, 1996.
Conservação
BASILE,
Giuseppe , Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere
d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989, pp. 36-48.
CARENA, Carlo , “Ruina /
Restauro”, in Romano RUGGIERO, (dir.), Enciclopédia, Vol. 1-Memória-História,
Lisboa, Einaudi-Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984, pp. 107-129.
CONTI,
Alessandro , Storia del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte,
Milão, Electa, 2002 (1ª ed. 1988).
Musealização
FIORIO,
Maria Teresa, Il Museo nella Storia. Dallo studiolo alla raccolta pubblica,
2ª ed., Milão-Turim, Pearson Italia, 2020 (1ª edição 2018)
HOURS,
Madeleine , Les Secrets des Chefs-d’Oeuvres, Paris, Robert Laffont, 1964
MOREIRA, Isabel Martins, Museus
e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989
PATTETA, Luciano , Historia
de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
POULOT, Dominique, Musée,
Nation, Patrimoine, 1789-1815, Paris, Gallimard, 1997
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz,
(coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1992
IV. Fontes e géneros literários da História da Arte
9 Dezembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
IV.
Fontes
e géneros literários da História da Arte
1. Os tratados de arte (Vitrúvio, L.B. Alberti,
L. Ghiberti, S. Serlio, A. Palladio).
2.
As biografias de artistas (G. Vasari, G.P. Bellori, Cyrillo
Volkmar
Machado)
3. Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)
4. Os diálogos
(Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)
5. As “parangonas” (Benedetto Varchi)
6.
Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo , FAGIOLO, Maurizio , Guia de História da Arte, Lisboa,
Editorial Estampa, 1992
ALVES,
José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda,
Lisboa, Livros Horizonte, 1986
BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori
ed Architetti Moderni, Turim, Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)
CENNINI, Cennino, El Libro del Arte, Madrid,
Ediciones Akal, 1988
HOLANDA,
Francisco de, Da Pintura Antiga, Lisboa, Livros Horizonte, 1984 (ms. de
1548-1549)
HOLANDA,
Francisco de, Diálogos em Roma, Lisboa, Livros Horizonte, 1984
JORGE,
Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, “Teófilo. As Diversas Artes”, in Boletim
Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983
Opere de Benedetto Varchi ora per la Prima Volta Raccolte, Trieste, Loyd Austriaco, 1859 (2 vols.)
MACHADO,
Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias, Coimbra, Imprensa da Universidade,
1922 (1ª ed. 1823)
MOREIRA,
Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal, Lisboa,
Scribe, 2011
PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture,
Nova Iorque, Dover Publications, 1965
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura.
Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
PONTORMO, Jacopo, Diario, Milão, Abscondita, 2005
VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori,
Scultori ed Architetti, La Spezia, Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição
1550)
VENTURA,
Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes, Porto, Paisagem Editora,
1982.
VITRUVIO,
Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura, Barcelona, Editorial
Iberia, 1991
5. A elaboração de uma recensão crítica, de um ensaio, de um artigo científico, de uma entrada de catálogo e de uma apresentação oral.
7 Dezembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
5. A elaboração de uma
recensão crítica, de um ensaio, de um artigo científico, de uma entrada de
catálogo e de uma apresentação oral.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa,
Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO,
Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese,
Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa
da Universidade de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à
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d’Histoire de l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History.
Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA,
Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e
Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria
Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação. Exemplo de uma investigação em história da arte: a fonte de Neptuno do palácio dos condes da Ericeira.
2 Dezembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A construção de um trabalho de investigação:
plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação. Exemplo de
uma investigação em história da arte: a fonte de Neptuno do palácio dos condes
da Ericeira.
BIBLIOGRAFIA
DELAFORCE,
Angela, MONTAGU, Jennifer, GOMES, Paulo Varela, SOROMENHO, Miguel, “A Fountain
by Gianlorenzo Bernini and Ercole Ferrata in Portugal”, in The Burlington
Magazine, Vol. 140, Nº 1.149, Dez. 1998
VALE,
Teresa Leonor M., Diário de um Embaixador Português em Roma (1676-1678),
Lisboa, Livros Horizonte, 2006
VALE, Teresa Leonor M., “Ercole Ferrata e il Portogallo:
un scultore lombardo e il gusto di una committenza divisa tra Roma e Genova”,
in Artisti dei Laghi. Rivista on line. Rivista Scientifica
Internazionale dell’Associazione per la Protezione del Patrimonio Artistico e
Storico della Valle Intelvi, Nº. II, 2012, pp. 129-143. http://www.appacuvi.org/joomla/artisti-dei-laghi/15-articles/36-artisti-dei-laghi-numero-2
VALE,
Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa,
Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)
VALE,
Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos
XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares, Lisboa, Livros
Horizonte, 2005
VALE, Teresa Leonor M., “La Fontana di Nettuno nei
Giardini del Palazzo di Lisbona dei Conti di Ericeira, Un’Opera di Gian Lorenzo
Bernini e Ercole Ferrata in Portogallo” in LUPETTI, Monica, (coord.), Traduzioni,
Imitazioni, Scambi tra Italia e Portogallo nei Secoli. Atti del Primo Convenio
Internazionale, Scuola Superiore Normale di Pisa, 15-16 Outubro 2004,
Florença, Leo S. Olschki Editore, 2008