Sumários

Teste de avaliação de conhecimentos.

16 Dezembro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Teste de avaliação de conhecimentos.


V. A história da arte e a conservação / revalorização do património artístico 1. O inventário do património artístico 2. A conservação das obras de arte 3. A musealização das obras de arte.

14 Dezembro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

V.      A história da arte e a conservação / revalorização do

património artístico

1. O inventário do património artístico

2. A conservação das obras de arte

3. A musealização das obras de arte.

 

BIBLIOGRAFIA

Inventário

AAVV, Dar Futuro ao Passado, Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico, 1993.

AAVV, Património. Balanços e Perspectivas [2000-2006], Lisboa, Instituto Português do Património Arquitectónico, 2000

ALVES, Alice Nogueira, “Inventariar para Salvar. Mousinho de Albuquerque e a Comissão incumbida de examinar os Edifícios dos Conventos Suprimidos (1836)” in Artis – Revista do Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nº 6, 2006, pp. 249-267.

BATISTA, Ana, ARAGÃO, Rita, COSTA, João Ribeiro da, Inventariação e digitalização do Património Histórico-Cultural, IPPAR - on-line

CHOAY, Françoise, L’Allégorie du Patrimoine, Paris, Seuil, 1992

MARTINS, Ana Cristina, “Associativismo erudito e inventariação do património artístico e arqueológico: A Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portuguezes” in Actas do II Congresso Internacional de História da Arte, Porto, 2001, pp. 911-933.

MELOT, Michel, VERDIER, Hélène, Principes, méthode et conduite de l’Inventaire général, Paris, 2001 - on-line

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999.

SIRE, Marie-Anne, La France du Patrimoine. Le choix de la mémoire, Paris, Découvertes Gallimard / CNMHS, 1996.

 

Conservação

BASILE, Giuseppe , Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte, Roma, Editori Riuniti, 1989, pp. 36-48.

CARENA, Carlo , “Ruina / Restauro”, in Romano RUGGIERO, (dir.), Enciclopédia, Vol. 1-Memória-História, Lisboa, Einaudi-Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984, pp. 107-129.

CONTI, Alessandro , Storia del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte, Milão, Electa, 2002 (1ª ed. 1988).

 

Musealização

FIORIO, Maria Teresa, Il Museo nella Storia. Dallo studiolo alla raccolta pubblica, 2ª ed., Milão-Turim, Pearson Italia, 2020 (1ª edição 2018)

HOURS, Madeleine , Les Secrets des Chefs-d’Oeuvres, Paris, Robert Laffont, 1964

MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989

PATTETA, Luciano , Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

POULOT,  Dominique, Musée, Nation, Patrimoine, 1789-1815, Paris, Gallimard, 1997

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia, Lisboa, Universidade Aberta, 1992


IV. Fontes e géneros literários da História da Arte

9 Dezembro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

IV.           Fontes e géneros literários da História da Arte

1. Os tratados de arte (Vitrúvio, L.B. Alberti, L. Ghiberti, S. Serlio, A. Palladio).

2. As biografias de artistas (G. Vasari, G.P. Bellori, Cyrillo

Volkmar Machado)

3. Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)

4. Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)

5. As “parangonas” (Benedetto Varchi)

6. Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)

 

BIBLIOGRAFIA

 

ARGAN, Giulio Carlo , FAGIOLO, Maurizio , Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

ALVES, José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda, Lisboa, Livros Horizonte, 1986

BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori ed Architetti Moderni, Turim, Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)

CENNINI, Cennino, El Libro del Arte, Madrid, Ediciones Akal, 1988

HOLANDA, Francisco de, Da Pintura Antiga, Lisboa, Livros Horizonte, 1984 (ms. de 1548-1549)

HOLANDA, Francisco de, Diálogos em Roma, Lisboa, Livros Horizonte, 1984

JORGE, Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, “Teófilo. As Diversas Artes”, in Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983

Opere de Benedetto Varchi ora per la Prima Volta Raccolte, Trieste, Loyd Austriaco, 1859 (2 vols.)

MACHADO, Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias, Coimbra, Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)

MOREIRA, Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal, Lisboa, Scribe, 2011

PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture, Nova Iorque, Dover Publications, 1965

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

PONTORMO, Jacopo, Diario, Milão, Abscondita, 2005

VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori, Scultori ed Architetti, La Spezia, Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição 1550)

VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes, Porto, Paisagem Editora, 1982.

VITRUVIO, Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura, Barcelona, Editorial Iberia, 1991


5. A elaboração de uma recensão crítica, de um ensaio, de um artigo científico, de uma entrada de catálogo e de uma apresentação oral.

7 Dezembro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

5. A elaboração de uma recensão crítica, de um ensaio, de um artigo científico, de uma entrada de catálogo e de uma apresentação oral.

 

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)


4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação. Exemplo de uma investigação em história da arte: a fonte de Neptuno do palácio dos condes da Ericeira.

2 Dezembro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação. Exemplo de uma investigação em história da arte: a fonte de Neptuno do palácio dos condes da Ericeira.

 

BIBLIOGRAFIA

 

DELAFORCE, Angela, MONTAGU, Jennifer, GOMES, Paulo Varela, SOROMENHO, Miguel, “A Fountain by Gianlorenzo Bernini and Ercole Ferrata in Portugal”, in The Burlington Magazine, Vol. 140, Nº 1.149, Dez. 1998

VALE, Teresa Leonor M., Diário de um Embaixador Português em Roma (1676-1678), Lisboa, Livros Horizonte, 2006

VALE, Teresa Leonor M., “Ercole Ferrata e il Portogallo: un scultore lombardo e il gusto di una committenza divisa tra Roma e Genova”, in Artisti dei Laghi. Rivista on line. Rivista Scientifica Internazionale dell’Associazione per la Protezione del Patrimonio Artistico e Storico della Valle Intelvi, Nº. II, 2012, pp. 129-143. http://www.appacuvi.org/joomla/artisti-dei-laghi/15-articles/36-artisti-dei-laghi-numero-2

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Italiana em Portugal no Século XVII, Lisboa, Caleidoscópio, 2004 (edição da Dissertação de Doutoramento de 1999)

VALE, Teresa Leonor M., Escultura Barroca Italiana em Portugal. Obras dos Séculos XVII e XVIII em Colecções Públicas e Particulares, Lisboa, Livros Horizonte, 2005

VALE, Teresa Leonor M., “La Fontana di Nettuno nei Giardini del Palazzo di Lisbona dei Conti di Ericeira, Un’Opera di Gian Lorenzo Bernini e Ercole Ferrata in Portogallo” in LUPETTI, Monica, (coord.), Traduzioni, Imitazioni, Scambi tra Italia e Portogallo nei Secoli. Atti del Primo Convenio Internazionale, Scuola Superiore Normale di Pisa, 15-16 Outubro 2004, Florença, Leo S. Olschki Editore, 2008

VALE, Teresa Leonor M., Scultura Barocca Italiana in Portogallo. Opere, Artisti, Commitenti, Roma, Gangemi Editore, 2010