Ainda o estatuto social dos artistas no pós-Renascimento.

19 Outubro 2017, 10:00 Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão

Conclusão da matéria dada sobre a conquista da 'liberalidade' artística: o artista de oficial mecânico e trabalhador servil a artista independente e soxialmente considerado. Estudo de fontes literárias e de casos de análise. O 'Retrato do Casal Arnolfini' de Jan Van Eyck, de 1434.  A carta reivindivativa de Diogo Teixeira a D. Sebastião em 1577. 


Balanço dos TEMAS DE TRABALHOS PRÁTICOS (fichas analítico-descritivas de obras de arte/ou de livros, textos e ensaios de História da Arte referenciados em aulas, com rigor no ‘estado da questão’, na escrita, na análise histórica, iconográfica, iconológica e comparatista e com visão crítica e problematizante)

 

Ana Almeida – O ‘Nascimento de São João Baptista’ de Diogo de Contreiras.

Ana Catarina Rodrigues – ‘Telhados de Paris’, de Federico Aguilena Alenaz.

Ana César – ‘Tametomo resgatado por Tengu enviado por Xanuki-in’, 1850, Utagawa, Kuniyoshi.

Ana Nunes – Bruno Capacci, ‘Les tréteaux de Diodora’.

Ana Rita Cavalheiro – O Mosteiro da Conceição de Beja (um aspecto a definir…).

Ana Teresa Mota – O retábulo da igreja do Colégio dos jesuítas de Ponta Delgada.

André Cascalheira – ‘Cramped by Hunger’, 1945, por Marcelino Vespeira.

Beatriz Abrantes – ‘As Coroas dos Reis’, no Palácio das Necessidades (Sala de El Rey), por António Manuel da Fonseca.

Beatriz Carvalho – Painel do casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre.

Bianca Pimentel Pereira – Hotel Mont Palace, em São Miguel, Açores.

Carlota Figueiroa Rego – A escultura ‘O Desterrado’ de Soares dos Reis.

Carlota da Silva Cortesão – A pintura setecentista do texto da nave da igreja de São Paulo em Lisboa.

Carolina Fernandes – livro de HA em análise (escolher…)

Carolina Madeira – ‘Pintura Habitada’, de Helena Almeida.

Carolina Malheiro Coelho – Comparação entre duas peças arquitectónicas em Cascais: a Casa Sommer e o Estoril Sol Residence.

Catarina Lima – Azulejos portuenses (caso, p. ex., da igreja do Carmo).

Catarina dos Santos Madeira – Mosaicos das ruínas de Milreu, Estoi.

Décio Coelho – Casa das Mudas, de Paulo David.

Diana Nogueira – Prato chinês Dinastia Qing, de início do séc. XVIII.

Diogo Cigarro – O mural de Felipe Pantone na Quinta das Conchas.

Francisco Veiga – Simão da Veiga: análise de ‘Retrato de minha mulher’.

Ionela Rotari – ‘Quadro sem nome’ de Oleg Retaci.

Irina Passuco – ‘Vénus adormecida’, de Paul Delvaux.

Jennifer Vieira – Escultura de Emanuel Santos: homenagem aos pescadores do Caniçal.

Jéssica Santos – Mosteiro de Santa Maria de Cós (…um aspecto a escolher).

Joana Bessa – Iconoclastia e iconofilia: exemplos na arte urbana no Entroncamento.

Joana Pinto – ‘Emigrantes’ (‘The arrival’), de Shan Tan, um livro que desenvolve a sua narrativa puramente por imagens.

Joana van Esveld – Forte de Santo António da Barra, no Estoril.

João Lisboa – Cruz de D. Sancho I, de autor desconhecido (MNAA).

Lara Lourenço – ‘Amor e Psyché’ de J. Veloso Salgado.

Margarida Capelo – A igreja matriz de Alhos Vedros (um aspecto a escolher).

Margarida Pereira Vasconcelos – Estudo da pintura flamenga ‘A Virgem e o Menino’, do círculo de Jan Gossaert, dito Mabuse.

Maria Rosa Machado – Outro olhar sobre a arquitectura museológica de Belém: o mosteiro dos Jerónimos, o CCB, o Museu dos Coches.

Marine Soares – ‘O baloiço’ de Jean Honoré Fragonard.

Marta Seixas Parente – ‘Symphony in white nº 2: the little white Girl, de James Abbott.

Mariana Cerejo – Uma escultura (…) na igreja de São Lourenço em Alhos Vedros.

Mariana Cruz – O Livro de Fotografia de Victor Palla: ‘Lisboa, Cidade triste e Alegre’, em parceria com Costa Martins.

Mariana Real Mota – A Ermida de Nossa Senhora de Alcamé, V. F. Xira.

Mariana Teixeira – (…?), de Auguste Rodin.

Marta Marques – As Metamorfoses de Ovídio: análise de uma das edições críticas.

Marta R. P. Sanches – O Arco de São Bento (na Praça de Espanha).

Matilde de Sepúlveda Velloso – ‘Asas do Desejo’ de Wim Wenders.

Melissa Mascarenhas – ‘O Inferno’ de mestre desconhecido (MNAA).

Miguel Santos – O ‘Julgamento das Almas’ do MNAA, atribuído a Gregório Lopes.

Nadine Saize – ‘Open your mind’ da pintora Rita Melo.

Nélia Manaça – ‘Being forced INTO something else’, de Julião sarmento.

Nuno A. S. Pinto – O Concerto para piano nº 2 em dó menor, opus 18, de Sergei Rachmaninoff: análise de composição no contexto histórico russo do seu tempo.

Patrícia Rodrigues – Monumento a José Afonso, de Lagoa Henriques.

Pedro Pinto – Ito Jakuchu, ‘Phoenix and Sun’.

Raquel Ribeiro dos Santos – ‘Calçada – um tributo a Amália Rodrigues’, de Vhils.

Raquel Vicente – Fotografia de Joel Santos.

Ricardo Milagre – tema por definir

Rita Cardoso Gonçalves – A Muralha do Centro Histórico de Guimarães.

Rodrigo Costa – Ficha de ‘Le pouvoir des images’ de David Freedberg.

Rodrigo Neves – A igreja matiz de Bucelas (as tábuas luso-flamengas da ‘Anunciação’ e da ‘Assunção da Virgem com doador’).

Sara Fonseca – Estátuas do Sifão de Sacavém.

Sara Santos – A Igreja de São Domingos de Lisboa, no Rossio, à luz das suas transformações após o incêndio de 13 de Agosto de 1959.

Sara Teixeira – Torre do Tombo (aspecto a definir…).

Teresa Carvalheira – ‘Bozzetto’ para a ‘Deposição no túmulo’ de Tiepolo, MNAA.

Tiago Nunes – ‘Nu’ de José de Almada-Negreiros.

Tiago Vigário – Mosteiro de Alcobaça (…).

Valéria Brites – O Monumento a Eça de Queiroz, de Teixeira Lopes.

Vanessa Côrte Real – «Fernando Pessoa com Natália Correia», pintura de autor desconhecido.