Ainda o estatuto social dos artistas no pós-Renascimento.
19 Outubro 2017, 10:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Conclusão da matéria dada sobre a conquista da 'liberalidade' artística: o artista de oficial mecânico e trabalhador servil a artista independente e soxialmente considerado. Estudo de fontes literárias e de casos de análise. O 'Retrato do Casal Arnolfini' de Jan Van Eyck, de 1434. A carta reivindivativa de Diogo Teixeira a D. Sebastião em 1577.
Balanço dos TEMAS DE TRABALHOS PRÁTICOS (fichas analítico-descritivas de obras de arte/ou de livros, textos e ensaios de História da Arte referenciados em aulas, com rigor no ‘estado da questão’, na escrita, na análise histórica, iconográfica, iconológica e comparatista e com visão crítica e problematizante)
Ana Almeida – O ‘Nascimento de São João Baptista’ de Diogo de Contreiras.
Ana Catarina Rodrigues – ‘Telhados de Paris’, de Federico Aguilena Alenaz.
Ana César – ‘Tametomo resgatado por Tengu enviado por Xanuki-in’, 1850, Utagawa, Kuniyoshi.
Ana Nunes – Bruno Capacci, ‘Les tréteaux de Diodora’.
Ana Rita Cavalheiro – O Mosteiro da Conceição de Beja (um aspecto a definir…).
Ana Teresa Mota – O retábulo da igreja do Colégio dos jesuítas de Ponta Delgada.
André Cascalheira – ‘Cramped by Hunger’, 1945, por Marcelino Vespeira.
Beatriz Abrantes – ‘As Coroas dos Reis’, no Palácio das Necessidades (Sala de El Rey), por António Manuel da Fonseca.
Beatriz Carvalho – Painel do casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre.
Bianca Pimentel Pereira – Hotel Mont Palace, em São Miguel, Açores.
Carlota Figueiroa Rego – A escultura ‘O Desterrado’ de Soares dos Reis.
Carlota da Silva Cortesão – A pintura setecentista do texto da nave da igreja de São Paulo em Lisboa.
Carolina Fernandes – livro de HA em análise (escolher…)
Carolina Madeira – ‘Pintura Habitada’, de Helena Almeida.
Carolina Malheiro Coelho – Comparação entre duas peças arquitectónicas em Cascais: a Casa Sommer e o Estoril Sol Residence.
Catarina Lima – Azulejos portuenses (caso, p. ex., da igreja do Carmo).
Catarina dos Santos Madeira – Mosaicos das ruínas de Milreu, Estoi.
Décio Coelho – Casa das Mudas, de Paulo David.
Diana Nogueira – Prato chinês Dinastia Qing, de início do séc. XVIII.
Diogo Cigarro – O mural de Felipe Pantone na Quinta das Conchas.
Francisco Veiga – Simão da Veiga: análise de ‘Retrato de minha mulher’.
Ionela Rotari – ‘Quadro sem nome’ de Oleg Retaci.
Irina Passuco – ‘Vénus adormecida’, de Paul Delvaux.
Jennifer Vieira – Escultura de Emanuel Santos: homenagem aos pescadores do Caniçal.
Jéssica Santos – Mosteiro de Santa Maria de Cós (…um aspecto a escolher).
Joana Bessa – Iconoclastia e iconofilia: exemplos na arte urbana no Entroncamento.
Joana Pinto – ‘Emigrantes’ (‘The arrival’), de Shan Tan, um livro que desenvolve a sua narrativa puramente por imagens.
Joana van Esveld – Forte de Santo António da Barra, no Estoril.
João Lisboa – Cruz de D. Sancho I, de autor desconhecido (MNAA).
Lara Lourenço – ‘Amor e Psyché’ de J. Veloso Salgado.
Margarida Capelo – A igreja matriz de Alhos Vedros (um aspecto a escolher).
Margarida Pereira Vasconcelos – Estudo da pintura flamenga ‘A Virgem e o Menino’, do círculo de Jan Gossaert, dito Mabuse.
Maria Rosa Machado – Outro olhar sobre a arquitectura museológica de Belém: o mosteiro dos Jerónimos, o CCB, o Museu dos Coches.
Marine Soares – ‘O baloiço’ de Jean Honoré Fragonard.
Marta Seixas Parente – ‘Symphony in white nº 2: the little white Girl, de James Abbott.
Mariana Cerejo – Uma escultura (…) na igreja de São Lourenço em Alhos Vedros.
Mariana Cruz – O Livro de Fotografia de Victor Palla: ‘Lisboa, Cidade triste e Alegre’, em parceria com Costa Martins.
Mariana Real Mota – A Ermida de Nossa Senhora de Alcamé, V. F. Xira.
Mariana Teixeira – (…?), de Auguste Rodin.
Marta Marques – As Metamorfoses de Ovídio: análise de uma das edições críticas.
Marta R. P. Sanches – O Arco de São Bento (na Praça de Espanha).
Matilde de Sepúlveda Velloso – ‘Asas do Desejo’ de Wim Wenders.
Melissa Mascarenhas – ‘O Inferno’ de mestre desconhecido (MNAA).
Miguel Santos – O ‘Julgamento das Almas’ do MNAA, atribuído a Gregório Lopes.
Nadine Saize – ‘Open your mind’ da pintora Rita Melo.
Nélia Manaça – ‘Being forced INTO something else’, de Julião sarmento.
Nuno A. S. Pinto – O Concerto para piano nº 2 em dó menor, opus 18, de Sergei Rachmaninoff: análise de composição no contexto histórico russo do seu tempo.
Patrícia Rodrigues – Monumento a José Afonso, de Lagoa Henriques.
Pedro Pinto – Ito Jakuchu, ‘Phoenix and Sun’.
Raquel Ribeiro dos Santos – ‘Calçada – um tributo a Amália Rodrigues’, de Vhils.
Raquel Vicente – Fotografia de Joel Santos.
Ricardo Milagre – tema por definir
Rita Cardoso Gonçalves – A Muralha do Centro Histórico de Guimarães.
Rodrigo Costa – Ficha de ‘Le pouvoir des images’ de David Freedberg.
Rodrigo Neves – A igreja matiz de Bucelas (as tábuas luso-flamengas da ‘Anunciação’ e da ‘Assunção da Virgem com doador’).
Sara Fonseca – Estátuas do Sifão de Sacavém.
Sara Santos – A Igreja de São Domingos de Lisboa, no Rossio, à luz das suas transformações após o incêndio de 13 de Agosto de 1959.
Sara Teixeira – Torre do Tombo (aspecto a definir…).
Teresa Carvalheira – ‘Bozzetto’ para a ‘Deposição no túmulo’ de Tiepolo, MNAA.
Tiago Nunes – ‘Nu’ de José de Almada-Negreiros.
Tiago Vigário – Mosteiro de Alcobaça (…).
Valéria Brites – O Monumento a Eça de Queiroz, de Teixeira Lopes.
Vanessa Côrte Real – «Fernando Pessoa com Natália Correia», pintura de autor desconhecido.