Balanço das Matérias Ministradas
2 Novembro 2017, 10:00 • Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão
Balanço geral, com discussão aberta, sobre as grandes questões da Metodologia em História da Arte já ministradas: a disciplina da História da Arte na sua autonomia, dimensão e utilidade; o agente da disciplina (de connoisseur a historiador-crítico de arte); as grandes correntes da disciplina; a relação da história da arte com outras áreas e saberes científicos; os agentes da produção artística: artistas, encomendantes, mecenas, clientes; os 'casos de estudo': Arquitectura, Escultura, Pintura, Artes Decorativas: Azulejo, Talha, Tapeçaria, Mobiliário, outros géneros: Gravura; Fotografia; Design; Banda Desenhada. Uma breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade.
A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura de obra de arte e de um estado da questão. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte. As grandes correntes da disciplina, do positivismo, ao formalismo, à Sociologia da Arte e à História da Arte total. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes, sua recensão, organização e tratamento. A Icononímia. A regesta documental e a bibliografia . A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos. Diálogos do historiador de arte com o seu objecto de pesquisa: organização da Fortuna Histórica, da Fortuna Crítica e da Fortuna Estética. A História da Arte como globalidade: a Micro-História da Arte, a Cripto-História da Arte e a História da Arte Total. A ficha analítico-descritiva da obra de arte particular.