Sumários

3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]

8 Novembro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social

History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,

2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de

Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de

Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).

3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

6 Novembro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,

2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de

Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes,

1998 (1ª edição 1948).

2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

30 Outubro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

éIII. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.

25 Outubro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


III. MéIII. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e XX)

23 Outubro 2023, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE


5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e XX

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

CHAMPIGNEULLE, B., A Arte Nova. Lisboa: Verbo, 1984

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos. Lisboa: Editorial Presença, 2006

EVERS, Hans Gherard, Do Historicismo ao Funcionalismo. Lisboa: Verbo, 1980

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991).