Sumários
I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina
13 Setembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. Introdução
1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2. As grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA
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RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien. Paris: Presses Universitaires de France, 1955-1959 (há edição espanhola)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.
11 Setembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Apresentação: objectivos e competências,
metodologia, programa e bibliografia, avaliação.
Informação detalhada quanto aos
elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos
mesmos.
•
Indicação
dos temas de trabalho – 18 de OUTUBRO
•
Indicação
da matéria para o teste – 20 de NOVEMBRO
•
Entrega
dos trabalhos – 22 de NOVEMBRO
• Esclarecimento de dúvidas para o teste: 29 de NOVEMBRO
- Teste – 4 de DEZEMBRO
I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS
Tendo como objectivo
proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico
no domínio da história da arte e sua metodologia (de molde a promover o seu
conhecimento e aplicabilidade), bem como a um conjunto de conhecimentos
relativos à produção artística ao longo do tempo, a unidade curricular de Metodologias da História da Arte,
propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências
1.
Competências
instrumentais:
habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias,
conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação
oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista
à resolução de problemas.
2.
Competências
interpessoais:
realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para
comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e
multiculturalidade, compromisso ético.
3.
Competências sistémicas: aplicação de
conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de
gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de
iniciativa e empreendimento.
II.
METODOLOGIA
As sessões lectivas, de
carácter teórico-prático, serão complementadas, sempre que possível, com
actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a
monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e /
ou colóquios, etc.
III.
AVALIAÇÃO
A avaliação
efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de
investigação (entregue na sua versão escrita), cujo desenvolvimento procurará
contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas
fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar
peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade
para a diversidade de perspectivas e abordagens.
O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado
individualmente, preenche 50% da avaliação. São ainda tidos em conta outros
factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.
IV.
SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
I. Introdução
1. A
disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da
história da arte (de connoisseur a
historiador-crítico)
2. As grandes
correntes da disciplina
3. A
relação da história da arte com outras disciplinas científicas
4. Os
agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes
II.
As
disciplinas da Arte
1. Arquitectura
2. Escultura
3. Pintura
4. Artes
decorativas
5. Breve percurso
pela história da arte, da pré-história à contemporaneidade.
III.
Métodos
de investigação na disciplina da História da Arte
1.
A investigação heurística e a pesquisa de
arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e
tratamento
2.
A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma
ficha de leitura e de um estado da
questão
3.
A observação analítica da obra de arte: a obra
de arte como principal documento do historiador de arte
4.
A construção de um trabalho de investigação:
plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
5. A
elaboração de uma recensão crítica, de um relatório, de um ensaio, de um artigo
científico, de uma entrada de catálogo e de uma apresentação oral.
IV. Fontes e géneros literários da História da
Arte
1.
Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista
Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)
2. As
biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar
Machado)
3. Os
diários de artistas (Jacopo Pontormo)
4. Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de
Holanda)
5. As
“parangonas” (Benedetto Varchi)
6. Os
manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)
V.
A
história da arte e a conservação / revalorização do património artístico
1. A
musealização das obras de arte
2. Conservação
das obras de arte
3. O inventário
de património artístico.
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