Sumários
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
20 Novembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
BIBLIOGRAFIA
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
ECO,
Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição. Lisboa:
Edições 70, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
1990
PINHO,
Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas
e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português de Museus,
1999
SILVA,
Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e
Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
SOUSA,
Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e
Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria
Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa:
Editorial Presença, 1985
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]
18 Novembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)
FEIGENBAUM, Gail, REIST, Inge, (coord.), Provenance
na alternative History of Art, Los Angeles, Getty research Institute, 2012
FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N.
Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
1990
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985
VENTURI,
Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa:
Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
Participação da docente e dos alunos no XI Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Proveniências: histórias da propriedade das obras de Arte, organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Rio de Janeiro.
13 Novembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
Os alunos foram convidados a assistir à comunicação realizada pela docente - intitulada “Frente e verso. Encomenda, história e aspectos de um percurso de Londres até Lisboa no século XX de dois retratos setecentistas ingleses – bem como às restantes intervenções no âmbito do programa do XI Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Proveniências: histórias da propriedade das obras de Arte, organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Rio de Janeiro, que teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, nos dias 13 a 15 de Novembro de 2024.
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
11 Novembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BURKE,
Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social
History,
Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)
FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N.
Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005
GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança,2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana.
Milão:
Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
1990
SILVA,
Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e
Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985
VENTURI,
Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa:
Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
6 Novembro 2024, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2. A pesquisa
bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo,
FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa,
1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método.
Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições
Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade
de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de
l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de
l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method.
Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de
Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de
Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003
(1ª ed. 1998)