Sumários

4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

20 Novembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

BIBLIOGRAFIA

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição. Lisboa: Edições 70, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1999

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985


3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]

18 Novembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)

FEIGENBAUM, Gail, REIST, Inge, (coord.), Provenance na alternative History of Art, Los Angeles, Getty research Institute, 2012

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).


Participação da docente e dos alunos no XI Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Proveniências: histórias da propriedade das obras de Arte, organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Rio de Janeiro.

13 Novembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Os alunos foram convidados a assistir à  comunicação realizada pela docente - intitulada “Frente e verso. Encomenda, história e aspectos de um percurso de Londres até Lisboa no século XX de dois retratos setecentistas ingleses – bem como às restantes intervenções no âmbito do programa do XI Colóquio Internacional Coleções de Arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Proveniências: histórias da propriedade das obras de Arte, organizado pelo ARTIS – Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Rio de Janeiro, que teve lugar no Palácio Nacional da Ajuda, nos dias 13 a 15 de Novembro de 2024.


3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

11 Novembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social

History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan,2005

GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança,2004

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).


2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

6 Novembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)