Sumários

2. Escultura

30 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

2. Escultura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

David FINN, How to look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006

WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989(1ª ed. 1976)


II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura

25 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II.        As disciplinas da Arte

1. Arquitectura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 1985 (2 vols.)

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte.Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes,1998 (1ª edição 1948)


3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas. 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

23 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3.   A relação da história da arte com outras disciplinas científicas.

4.   Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy. Hew Haven-Londres: Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre PortugalItália e França. Lisboa: Scribe, 2019


I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina

18 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I.      Introdução

1.    A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2.   As grandes correntes da disciplina

BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica. Lisboa: ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita. Lisboa: Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien. Paris: Presses Universitaires de France, 1955-1959 (há edição espanhola)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985


Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.

16 Setembro 2024, 11:00 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação.

Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.

Datas importantes:

Indicação dos temas de trabalho – 21 de OUTUBRO

Entrega dos trabalhos – 9 de DEZEMBRO

Indicação da matéria para o teste – 9 de DEZEMBRO

Teste – 18 de DEZEMBRO

I. OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS

 

Tendo como objectivo proporcionar o acesso a um conjunto de noções de carácter teórico e histórico no domínio da história da arte e sua metodologia (de molde a promover o seu conhecimento e aplicabilidade), bem como a um conjunto de conhecimentos relativos à produção artística ao longo do tempo, a unidade curricular de Metodologias da História da Arte, propõe-se contribuir ainda para a aquisição das seguintes competências

1.    Competências instrumentais: habilidade cognitiva, capacidade de compreensão e manipulação de ideias, conducente à realização de análises e sínteses, recolher e analisar informação oriunda de diversas fontes, desenvolvimento da capacidade de decisão com vista à resolução de problemas.

2.    Competências interpessoais: realização de trabalho integrado em equipas interdisciplinares, habilidade para comunicar com peritos de outras áreas, sensibilidade para a diversidade e multiculturalidade, compromisso ético.

3.    Competências sistémicas: aplicação de conhecimentos à prática, capacidade técnica de investigação, capacidade de gerar novas ideias (criatividade), compreensão de outras culturas, espírito de iniciativa e empreendimento.

 

II. METODOLOGIA

 

As sessões lectivas, de carácter teórico-prático, serão complementadas, sempre que possível, com actividades extra-curriculares, entre as quais se destacam visitas de estudo (a monumentos, museus e exposições, permanentes ou temporárias), conferências e / ou colóquios, etc.

 

III. AVALIAÇÃO

 

A avaliação efectuar-se-á através da realização de 1 teste presencial e de 1 trabalho de investigação (entregue na sua versão escrita), cujo desenvolvimento procurará contribuir para a capacidade de recolher e analisar informação de diversas fontes, de comunicar na língua materna de forma oral e escrita, de contactar peritos de outras áreas e, do ponto de vista temático, suscitar a sensibilidade para a diversidade de perspectivas e abordagens.

O teste contribui para 50% da avaliação e o trabalho, realizado individualmente, preenche 50% da avaliação. São ainda tidos em conta outros factores de ponderação como sejam a assiduidade, a participação, etc.

 

IV. SÍNTESE DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

I.      Introdução

1.      A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2.      As grandes correntes da disciplina

3.      A relação da história da arte com outras disciplinas científicas

4.      Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes

 

II.      As disciplinas da Arte

1.    Arquitectura

2.    Escultura

3.    Pintura

4.    Artes decorativas

5.    Breve percurso pela história da arte, da pré-história à contemporaneidade.

 

III.    Métodos de investigação na disciplina da História da Arte

1.      A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento

2.      A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura e de um estado da questão

3.      A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte

4.      A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.

5. A elaboração de uma recensão crítica, de um relatório, de um ensaio, de um artigo científico, de uma entrada de catálogo e de uma apresentação oral.

 

 

IV.       Fontes e géneros literários e técnicos da História da Arte

1.      Os tratados de arte (Vitrúvio, Leon Battista Alberti, Lorenzo Ghiberti, Andrea Palladio, Sebastiano Serlio)

2.    As biografias de artistas (Giorgio Vasari, Giovan Pietro Bellori, Cirilo Volkmar Machado)

3.    Os diários de artistas (Jacopo Pontormo)

4.    Os diálogos (Pomponio Gaurico, Francisco de Holanda)

5.    As “parangonas” (Benedetto Varchi)

6.    Os manuais técnicos (Teófilo, Cennino Cennini, Filipe Nunes)

 

V.        A história da arte e a conservação / revalorização do património artístico

1.    A musealização das obras de arte

2.    Conservação das obras de arte

3.    O inventário de património artístico.

 

 

 

V. BIBLIOGRAFIA

 AAVV, História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)

AAVV, The Future of the Past. Attitudes to Conservation 1147-1974. Londres: Thames & Hudson, 1976

ALVES, José da Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra de Francisco de Holanda. Lisboa: Livros Horizonte, 1986

ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1995

ARGAN, Giulio-Carlo, Maurizio Fagiolo, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

BARRAL Y ALTET, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989

BASILE, Giuseppe, Che cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte. Roma: Editori Riuniti, 1989

BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’ Pittori, Scultori ed Architetti Moderni. Turim: Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª edição 1672)

BENJAMIN, Walter, Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio de Água, 1992 (1ª edição 1936)

BELTING, Hans, L’Histoire de l´Art est-elle finie?. Paris: Ed. J. Chambon, 1989

BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849 )

CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Pintura. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação, 2007

CALABRESE, Omar, Como se Lê uma Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1997

CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción al Método Iconográfico. Barcelona: Ed. Ariel, 1998

CENNINI, Cennino, El Libro del Arte. Madrid: Ediciones Akal, 1988

CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire des Symboles. Paris: Robert Laffont – Jupiter, 1992 (1ª ed. 1969)

CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico dei Simboli. Milão: RCS Libri, 2000

CIERI VIA, Claudia, Introduzione a Aby Warburg. Roma-Bari: Editori Laterza, 2011

CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli nascosto. Per una storia del pensiero iconologico. Roma: Carocci Editore, 2013 (1ª edição 1994)

CONTI, Alessandro, Storia del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte. Milão: Electa, 2002 (1ª ed. 1988)

CRISPOLTI, Enrico, Como Estudar a Arte Contemporânea. Lisboa: Lisboa, Editorial Estampa, 2004

CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos. Lisboa: Editorial Presença, 2006

ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição. Lisboa: Edições 70, 1984

FERGUSON, George, Signs and Symbols in Christian Art. Nova Iorque: Oxford University Press, 1961

FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1989

FIORIO, Maria Teresa, Il Museo nella Storia. Dallo studiolo alla raccolta pubblica, 2ª ed.. Milão-Turim: Pearson Italia, 2020 (1ª edição 2018)

FRANÇA, José-Augusto (coord.), História da Arte em Portugal, 6 vols. Lisboa: Editorial Presença, 2002-2006

FREEDBERG, David, El Poder de las Imágenes. Madrid: Cátedra, 1992

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts. Paris: Hazan, 2005

GAURICO, Pomponio, Sobre la Escultura. Madrid: Ediciones Akal, 1989 (1ª edição 1504)

GINZBURG, Carlo, A Micro-História e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1992

GOMBRICH, E.H., Aby, Symbolic Images. Studies in the Art of the Renaissance. Londres: Phaidon Press, 1972

GONÇALVES, Flávio, História da Arte. Iconografia e Crítica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983

GUEDES, Natália Correia, (coord.) Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy. Hew Haven-Londres: Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984

HOLANDA, Francisco de, Da Pintura Antiga. Lisboa: Livros Horizonte, 1984 (ms. de 1548-1549)

HOLANDA, Francisco de, Diálogos em Roma. Lisboa: Livros Horizonte, 1984

HOURS, Madeleine, Les Secrets des Chefs-d’œuvres. Paris : Robert Laffont, 1964

JORGE, Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, “Teófilo. As Diversas Artes”, Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 1985 (2 vols.)

 

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed.. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

 

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1990

MACHADO, Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)

MACLEHOSE, Louisa S., Vasari on Technique. Nova Iorque: Dover Publications, 2013 (1ª edição 1907)

MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974. Lisboa: Universidade Aberta, 1989

MOREIRA, Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal. Lisboa: Scribe, 2011

Opere de Benedetto Varchi ora per la Prima Volta Raccolte. Trieste: Loyd Austriaco, 1859 (2 vols.)

PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999

PACHECO, Francisco, El Arte de la Pintura. Madrid: Cátedra, 1990 (1ª edição 1649)

PALLADIO, Andrea, The Four Books of Architecture. Nova Iorque: Dover Publications, 1965

PANOFSKY, Erwin, Estudos de Iconologia. Temas humanísticos na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1986 (1ª edição 1939)

PANOFSKY, Erwin, Renascimento e Renascimentos na Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1981

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997

PEREIRA, José Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989

PEREIRA, Paulo, (dir.), História da Arte Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1999

PODRO, Michael, The Critical Historians of Art. New Haven-Londres: Yale University Press, 1982

PONTORMO, Jacopo, Diario. Milão : Abscondita, 2005

POULOT, Dominique, Musée, Nation, Patrimoine, 1789-1815. Paris: Gallimard, 1997

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien. Paris : Presses Universitaires de France, 1955-1959

RILEY, Noel, (dir.), Grammaire des Arts Décoratifs. De la Renaissance au Postmodernisme. Paris: Flammarion, 2003

ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia. Lisboa: Universidade Aberta, 1992

RUGGIERO, Romano, (dir.), Enciclopédia, Vol. 1-Memória-História. Lisboa: Einaudi-Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1984

SCHMITT, Jean-Claude, Le corps des images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge. Paris: Gallimard, 2002

SEBASTIÁN, Santiago, Contrarreforma y Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid: Alianza Editorial, 1981

SERRÃO, Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001

SERRÃO, Vitor, A Trans-Memória das Imagens. Análise Iconológica de Pintura Portuguesa (sécs. XVI-XVIII). Lisboa: Cosmos, 2007

SILVA, Jorge Henrique Pais da,CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985

TEIXEIRA, Madalena Brás, “Do Objecto ao Museu”, Prelo, (5), 1984

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma: De Luca Editori d’Arte, 2006

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França. Lisboa: Scribe, 2019

VASARI, Giorgio, Le Vite dei più Celebri Pittori, Scultori ed Architetti. La Spezia: Fratelli Melita Editori, 1988 (1ª edição 1550)

VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de Filipe Nunes. Porto: Paisagem Editora, 1982

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950)

VITERBO, Francisco Marques de Sousa, Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, 2ª ed.. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988 (3 vols.)

VITRUVIO, Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura. Barcelona: Editorial Iberia, 1991

WARBURG, Aby M., Essais Florentins. Paris: Ed. Klincksieck, 1990

WARBURG, Aby M., The renewal of Pagan Antiquity. Los Angeles: The Getty Research Institute, 1999

WITTKOWER, Rudolf, Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989 (1ª ed. 1976)

WÖLFFLIN, Heinrich, Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984

ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948)