Sumários
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação.
30 Novembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A construção de um trabalho de investigação:
plano, corpo de texto, notas, organização de anexos – continuação.
BIBLIOGRAFIA
CAETANO,
Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes
Decorativas. Pintura, Lisboa, Instituto dos Museus e da Conservação, 2007
FUGA,
Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
GUEDES,
Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto
Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana,
Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote,
1990
PINHO,
Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas
e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus,
1999
SILVA,
Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e
Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial
Presença, 1985
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
25 Novembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
4. A construção de um trabalho de investigação: plano, corpo de texto, notas, organização de anexos.
BIBLIOGRAFIA
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
ECO, Umberto, Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição, Lisboa, Edições 70, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985.
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
23 Novembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio , Guia de História
da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
FINN,
David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques
et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
GUEDES, Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário
de Objectos de Culto Católico, Vila Viçosa, Fundação da Casa de Bragança,
2004
HEINZ-MOHR, Gerd,
Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria,
1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte,
Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
SILVA, Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário
de Termos de Arte e Arquitectura, Lisboa, Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de
Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a
Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, São Paulo,
Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
18 Novembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
16 Novembro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte
1. A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese, Lisboa, Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method, Londres, Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição, Porto, Livraria Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)