Sumários
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica) 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Arte Paleocristã e Românico)
26 Outubro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica)
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Arte Paleocristã e Românico)
BIBLIOGRAFIA (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica)
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
BOARDMAN, John, Greek Art, Londres, Thames & Hudson, 1996 (1ª ed. 1964)
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
MALEK, Jaromir, Egyptian Art, Londres, Pahidon, 1999
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
RAMAGE, Nancy, RAMAGE, Andrew, Roman Art, Londres, Lawrence King, 2000 (1ª ed. 1991)
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
BIBLIOGRAFIA (Arte Paleocristã e Românico)
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
BECKWITH, John, Early Medieval Art, Londres, Thames & Hudson, 1986 (1ª ed. 1967)
D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006
PASCHINI, Pio, Dal Mondo Romano al Mondo Cristiano, Bolonha, Cappelli Editore, 1964
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SAS-ZALOZIECKY, Wladmir, Arte Paleocristã, Lisboa, Editorial Verbo, 1971
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
II. As disciplinas da arte; 3. Pintura; 4 Artes decorativas
21 Outubro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da arte;
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
Artes Decorativas
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999
FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, s/l, Yale University, 2000
FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005
GONZÁLEZ-PALACIOS, Il Tempio del Gusto. Le Arti Decorative in Italia fra Classicismo e Barocco, Milão, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, (dir.), Matrizes da Investigação em Artes Decorativas, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2010.
II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura
19 Outubro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
II. As disciplinas da Arte
1. Arquitectura
2. Escultura
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990
PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006
3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas; 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).
14 Outubro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas;
4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, Hew Haven-Londres, Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985
VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019
I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina
12 Outubro 2021, 12:30 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. Introdução
1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)
2. As grandes correntes da disciplinaBIBLIOGRAFIA
ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992
BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985
BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989
COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985