Sumários

5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica) 5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Arte Paleocristã e Românico)

26 Outubro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

5.     Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica)

5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Arte Paleocristã e Românico)


BIBLIOGRAFIA (Pré-história, Antiguidade pré-clássica e clássica)

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

BOARDMAN, John, Greek Art, Londres, Thames & Hudson, 1996 (1ª ed. 1964)

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

MALEK, Jaromir, Egyptian Art, Londres, Pahidon, 1999

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

RAMAGE, Nancy, RAMAGE, Andrew, Roman Art, Londres, Lawrence King, 2000 (1ª ed. 1991)

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

 

BIBLIOGRAFIA (Arte Paleocristã e Românico)

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

BECKWITH, John, Early Medieval Art, Londres, Thames & Hudson, 1986 (1ª ed. 1967)

D’ALFONSO, Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos, Lisboa, Editorial Presença, 2006

PASCHINI, Pio, Dal Mondo Romano al Mondo Cristiano, Bolonha, Cappelli Editore, 1964

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

SAS-ZALOZIECKY, Wladmir, Arte Paleocristã, Lisboa, Editorial Verbo, 1971

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)


II. As disciplinas da arte; 3. Pintura; 4 Artes decorativas

21 Outubro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II. As disciplinas da arte; 

3. Pintura; 
4 Artes decorativas

BIBLIOGRAFIA
Pintura

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts, Paris, Hazan, 2005

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VENTURI, Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall, Lisboa, Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).

Artes Decorativas

PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais, Lisboa, Instituto Português de Museus, 1999

FRANK, Isabelle, (coord.), The Theory of Decorative Art. An Anthology of European & American Writings 1750-1940, s/l, Yale University, 2000

FUHRING, Peter, (dir.), Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005 

GONZÁLEZ-PALACIOS, Il Tempio del Gusto. Le Arti Decorative in Italia fra Classicismo e Barocco, Milão, Neri Pozza Editore, 2000 (1ª ed. 1984)

SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, (dir.), Matrizes da Investigação em Artes Decorativas, Porto, Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes da Universidade Católica Portuguesa, 2010.


II. As disciplinas da Arte 1. Arquitectura 2. Escultura

19 Outubro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

II.            As disciplinas da Arte

1.    Arquitectura

2. Escultura

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio-Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)

FINN, David, How to Look at Sculpture, Nova Iorque, Harry N. Abrams, 1989

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

KOCH, Wilfried, Estilos de Arquitectura, Lisboa, Editorial presença, 1985 (2 vols.)

LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura. Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997

SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

TONELLI, Marco, “La più mirabil cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin, Roma, De Luca Editori d’Arte, 2006


3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas; 4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

14 Outubro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

3. A relação da história da arte com outras disciplinas científicas; 

4. Os agentes da produção artística: artistas, encomendadores, mecenas, clientes (o mercado de arte).

BIBLIOGRAFIA

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art and Society in Baroque Italy, Hew Haven-Londres, Yale University Press, 1980 (1ª edição 1963)

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985

VALE, Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França, Lisboa, Scribe, 2019


I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina

12 Outubro 2021, 12:30 TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE

I.      Introdução

1.      A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico)

2. As grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA

ABRANTES, Marquês de, Introdução ao Estudo da Heráldica, lisboa, ICALP, 1992

ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte, Lisboa, Editorial Estampa, 1992

BANDEIRA, Luis, Vocabulário Heráldico, 3ª edição, Lisboa, edições Mama Sume, 1985

BARRAL Y ALTET, Xavier, Histoire de l’Art, Paris, Presses Universitaires de France, 1989

COHEN, Marcel, A Escrita, Lisboa, Publicações Europa-América, 1961

HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana, Milão, Istituto Propaganda Libraria, 1984

LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed., Lovaina, Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979

RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art Chrétien, Paris, Presses Universitaires de France, 1955-1959

TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes, Lisboa, Editorial Presença, 1985