Sumários
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]
8 Novembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte [um case study: dois retratos ingleses do século XVIII]
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BURKE,
Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social
History,
Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)
FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N.
Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts.
Paris:
Hazan,
2005
GUEDES,
Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de
Objectos
de Culto Católico.
Vila Viçosa: Fundação da Casa de
Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana.
Milão:
Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
1990
SILVA,
Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e
Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985
VENTURI,
Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa:
Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948).
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
6 Novembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
3. A observação analítica da obra de arte: a obra de arte como principal documento do historiador de arte
BIBLIOGRAFIA
ARGAN,
Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1992
BURKE,
Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social
History,
Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI 10.2752/147800410X12797967060849)
FINN, David, How to Look at Sculpture. Nova Iorque: Harry N.
Abrams, 1989
FUGA, Antonella, Techniques et Matériaux des Arts.
Paris:
Hazan,
2005
GUEDES,
Natália Correia, (coord.), Thesaurus. Vocabulário de
Objectos
de Culto Católico.
Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana.
Milão:
Istituto Propaganda Libraria, 1984
LUCIE-SMITH,
Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa: Publicações Dom Quixote,
1990
SILVA,
Jorge Henrique Pais da, CALADO, Margarida, Dicionário de Termos de Arte e
Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
TEIXEIRA,
Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial
Presença, 1985
VENTURI,
Lionello, Para Compreender a Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa:
Estúdio Cor, 1968 (1ª edição 1950).
ZEVI,
Bruno, Saber Ver a Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes,
1998
(1ª edição 1948).
2. A pesquisa bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
30 Outubro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
2. A pesquisa
bibliográfica: elaboração de uma ficha de leitura.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo,
FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa,
1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método.
Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições
Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade
de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de
l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de
l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method.
Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de
Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de
Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003
(1ª ed. 1998)
III. Métodos de investigação na disciplina da História da Arte 1.A investigação heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas), sua recensão, organização e tratamento.
25 Outubro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I.
III. Métodos de investigação
na disciplina da História da Arte
1.A investigação
heurística e a pesquisa de arquivo: as fontes (manuscritas e iconográficas),
sua recensão, organização e tratamento.
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo,
FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa,
1992 (1ª edição 1977)
CRISTOVÃO, Fernando, Método.
Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa: Edições
Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da Universidade
de Lisboa, 2001
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de
l’Art, 4ª ed. Lovaina: Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de
l’Art, 1979
PÄCHT, Otto, The Practice of Art History. Reflections on Method.
Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
SOUSA, Gonçalo de
Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e Apresentação de
Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria Civilização Editora, 2003
(1ª ed. 1998)
5. Breve evolução dos “estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e XX)
23 Outubro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
5. Breve evolução dos
“estilos”, da pré-história à contemporaneidade – continuação (Séculos XIX e
XX)
BIBLIOGRAFIA
ARGAN, Giulio Carlo,
FAGIOLO, Maurizio, Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa,
1992
BARRAL Y ALTET, Xavier,
Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989
CHAMPIGNEULLE, B., A
Arte Nova. Lisboa: Verbo, 1984
D’ALFONSO, Ernesto,
SAMSA, Danilo, Guia de História da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos.
Lisboa: Editorial Presença, 2006
EVERS, Hans Gherard, Do
Historicismo ao Funcionalismo. Lisboa: Verbo, 1980
PATETTA, Luciano, Historia
de la Arquitectura. Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
SPROCCATI, Sandro, Guia
de História da Arte. Lisboa: Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991).