Sumários
I. Introdução 1. A disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da história da arte (de connoisseur a historiador-crítico) 2. As grandes correntes da disciplina
13 Setembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
I. Introdução
1.
A
disciplina da história da arte (autonomia, dimensão, utilidade) e o agente da
história da arte (de connoisseur a
historiador-crítico)
2.
As
grandes correntes da disciplina
BIBLIOGRAFIA
ABRANTES, Marquês de, Introdução ao
Estudo da Heráldica. Lisboa: ICALP, 1992
ARGAN, Giulio Carlo, FAGIOLO, Maurizio, Guia
de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992
BARRAL Y ALTET,
Xavier, Histoire de l’Art. Paris: Presses Universitaires de France, 1989
COHEN, Marcel, A Escrita. Lisboa:
Publicações Europa-América, 1961
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico
di Iconografía Cristiana. Milão: Istituto Propaganda Libraria, 1984
LAVALLEYE, Jacques,
Introduction à l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed. Lovaina:
Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
RÉAU, Louis, Iconographie
de l'Art Chrétien. Paris:
Presses Universitaires de France, 1955-1959 (há edição espanhola)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário
Ilustrado de Belas-Artes. Lisboa: Editorial Presença, 1985
Apresentação: objectivos e competências, metodologia, programa e bibliografia, avaliação. Informação detalhada quanto aos elementos e respectivos critérios de avaliação; comunicação das datas dos mesmos.
11 Setembro 2023, 11:00 • TERESA LEONOR MAGALHÃES DO VALE
AAVV, História da Arte em Portugal. Lisboa: Publicações Alfa, 1986 (14 vols.)
AAVV, The Future
of the Past. Attitudes
to Conservation 1147-1974. Londres: Thames & Hudson, 1976
ALVES, José da
Felicidade, Introdução ao Estudo da Obra
de Francisco de Holanda. Lisboa: Livros Horizonte, 1986
ARGAN, Giulio-Carlo, Arte e Crítica de Arte. Lisboa:
Editorial Estampa, 1995
ARGAN, Giulio-Carlo,
Maurizio Fagiolo, Guia de História da
Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 1992 (1ª edição 1977)
BARRAL Y ALTET, Histoire de l’Art. Paris :
Presses Universitaires de France, 1989
BASILE, Giuseppe, Che
cos’è il Restauro. Come, quando, perché conservare le opere d’arte. Roma:
Editori Riuniti, 1989
BELLORI, Giovan Pietro, Le Vite de’
Pittori, Scultori ed Architetti Moderni. Turim: Giulio Einaudi Editore, 2009 (1ª
edição 1672)
BENJAMIN, Walter, Arte, Técnica, Linguagem e Política.
Lisboa: Relógio de Água, 1992 (1ª edição 1936)
BELTING, Hans, L’Histoire de l´Art
est-elle finie?. Paris : Ed. J.
Chambon, 1989
BURKE, Peter, “Interrogating the Eyewitness”, Cultural and Social
History, Vol. 7, Nº 4, 2010, pp. 435-444 (DOI
10.2752/147800410X12797967060849 )
CAETANO, Joaquim de Oliveira, Normas de Inventário. Artes Plásticas e
Artes Decorativas. Pintura. Lisboa: Instituto dos Museus e da Conservação,
2007
CALABRESE, Omar,
Como se Lê uma Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1997
CASTIÑEIRAS GONZÁLEZ, Manuel, Introducción
al Método Iconográfico. Barcelona: Ed. Ariel, 1998
CENNINI, Cennino, El Libro del Arte.
Madrid: Ediciones Akal, 1988
CHEVALIER, Jean, GHEERBRANT, Alain, Dictionnaire
des Symboles. Paris : Robert Laffont – Jupiter,
1992 (1ª ed. 1969)
CHISESI, Ino, Dizionario Iconografico
dei Simboli. Milão: RCS Libri, 2000
CIERI VIA, Claudia, Introduzione a
Aby Warburg. Roma-Bari: Editori Laterza, 2011
CIERI VIA, Claudia, Nei dettagli
nascosto. Per una storia del pensiero iconologico. Roma: Carocci Editore,
2013 (1ª edição 1994)
CONTI, Alessandro, Storia
del Restauro e della Conservazione delle Opere d’Arte. Milão:
Electa, 2002 (1ª ed. 1988)
CRISPOLTI, Enrico,
Como Estudar a Arte Contemporânea. Lisboa: Lisboa, Editorial Estampa,
2004
CRISTOVÃO, Fernando,
Método. Sugestões para a Elaboração de um Ensaio ou Tese. Lisboa:
Edições Colibri-Centro de Estudos de Literatura de Expressão Portuguesa da
Universidade de Lisboa, 2001
D’ALFONSO,
Ernesto, SAMSA, Danilo, Guia de História
da Arquitectura. Estilos Arquitectónicos. Lisboa: Editorial Presença, 2006
ECO, Umberto,
Como Se Faz uma Tese em Ciências Humanas, 3ª edição. Lisboa: Edições 70, 1984
FERGUSON, George, Signs and
Symbols in Christian Art. Nova Iorque: Oxford University Press, 1961
FINN, David, How to Look at Sculpture.
Nova
Iorque: Harry N. Abrams, 1989
FIORIO, Maria Teresa, Il Museo nella Storia. Dallo studiolo alla
raccolta pubblica, 2ª ed.. Milão-Turim: Pearson Italia, 2020 (1ª edição 2018)
FRANÇA,
José-Augusto (coord.), História da Arte
em Portugal, 6 vols. Lisboa: Editorial Presença, 2002-2006
FREEDBERG, David, El Poder de las
Imágenes. Madrid:
Cátedra, 1992
FUGA, Antonella, Techniques et
Matériaux des Arts. Paris: Hazan, 2005
GAURICO, Pomponio, Sobre la Escultura.
Madrid: Ediciones Akal, 1989 (1ª edição 1504)
GINZBURG,
Carlo, A Micro-História e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1992
GOMBRICH, E.H., Aby, Symbolic
Images. Studies in the Art of the Renaissance. Londres:
Phaidon Press, 1972
GONÇALVES,
Flávio, História da Arte. Iconografia e
Crítica. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1983
GUEDES, Natália
Correia, (coord.) Thesaurus. Vocabulário de Objectos de Culto Católico.
Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004
HASKELL, Francis, Patrons and Painters. Art
and Society in Baroque Italy. Hew Haven-Londres: Yale
University Press, 1980 (1ª edição 1963)
HEINZ-MOHR, Gerd, Lessico di Iconografía Cristiana. Milão:
Istituto Propaganda Libraria, 1984
HOLANDA,
Francisco de, Da Pintura Antiga.
Lisboa: Livros Horizonte, 1984 (ms. de 1548-1549)
HOLANDA,
Francisco de, Diálogos em Roma. Lisboa: Livros Horizonte, 1984
HOURS, Madeleine, Les Secrets
des Chefs-d’œuvres. Paris : Robert Laffont, 1964
JORGE,
Virgolino F., CORDEIRO, M.F. Meneses, “Teófilo. As Diversas Artes”, Boletim Cultural da Assembleia Distrital de
Lisboa, Nº 89, 1º Tomo, 1983
KOCH,
Wilfried, Estilos de Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 1985 (2 vols.)
LAVALLEYE, Jacques, Introduction à
l’Archéologie et à l’Histoire de l’Art, 4ª ed.. Lovaina :
Institut Supérieur d’Archéologie e d’Histoire de l’Art, 1979
LUCIE-SMITH, Edward, Dicionário de Termos de Arte. Lisboa:
Publicações Dom Quixote, 1990
MACHADO,
Cirilo Volkmar, Colecção de Memórias.
Coimbra: Imprensa da Universidade, 1922 (1ª ed. 1823)
MACLEHOSE, Louisa S., Vasari on
Technique. Nova Iorque: Dover Publications, 2013 (1ª edição 1907)
MOREIRA, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974. Lisboa: Universidade
Aberta, 1989
MOREIRA,
Rafael, RODRIGUES, Ana Duarte, (coord.), Tratados
de Arte em Portugal. Art Treatises in Portugal. Lisboa: Scribe, 2011
Opere de Benedetto Varchi
ora per la Prima Volta Raccolte. Trieste: Loyd
Austriaco, 1859 (2 vols.)
PÄCHT, Otto, The Practice of Art
History. Reflections on Method. Londres: Harvey Miller Publishers, 1999
PACHECO, Francisco, El Arte de la
Pintura. Madrid:
Cátedra, 1990 (1ª edição 1649)
PALLADIO,
Andrea, The Four Books of Architecture.
Nova Iorque: Dover Publications, 1965
PANOFSKY,
Erwin, Estudos de Iconologia. Temas humanísticos
na arte do Renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1986 (1ª edição 1939)
PANOFSKY,
Erwin, Renascimento e Renascimentos na
Arte Ocidental. Lisboa: Editorial Presença, 1981
PATETTA,
Luciano, Historia de la Arquitectura.
Antologia Critica. Madrid: Celeste Ediciones, 1997
PEREIRA, José
Fernandes, (dir.), Dicionário de Arte
Barroca em Portugal. Lisboa: Editorial Presença, 1989
PEREIRA,
Paulo, (dir.), História da Arte
Portuguesa. Lisboa: Círculo de Leitores, 1996 (3 vols.)
PINHO, Elsa Garrett, FREITAS, Inês da Cunha, Normas de Inventário. Artes
Plásticas e Artes Decorativas. Normas Gerais. Lisboa: Instituto Português
de Museus, 1999
PODRO, Michael, The Critical
Historians of Art. New Haven-Londres: Yale
University Press, 1982
PONTORMO, Jacopo, Diario. Milão :
Abscondita, 2005
POULOT, Dominique,
Musée, Nation, Patrimoine, 1789-1815. Paris : Gallimard, 1997
RÉAU, Louis, Iconographie de l'Art
Chrétien. Paris : Presses Universitaires de France, 1955-1959
RILEY, Noel, (dir.), Grammaire des Arts Décoratifs.
De la Renaissance au Postmodernisme. Paris :
Flammarion, 2003
ROCHA-TRINDADE, Maria Beatriz, (coord.), Iniciação à Museologia. Lisboa: Universidade Aberta, 1992
RUGGIERO,
Romano, (dir.), Enciclopédia, Vol.
1-Memória-História. Lisboa: Einaudi-Imprensa Nacional Casa
da Moeda, 1984
SCHMITT, Jean-Claude, Le corps des
images. Essais sur la culture visuelle au Moyen Âge. Paris :
Gallimard, 2002
SEBASTIÁN, Santiago, Contrarreforma y
Barroco. Lecturas Iconograficas y Iconologicas. Madrid:
Alianza Editorial, 1981
SERRÃO,
Vitor, A Cripto-História da Arte. Análise
de Obras de Arte Inexistentes. Lisboa: Livros Horizonte, 2001
SERRÃO,
Vitor, A Trans-Memória das Imagens.
Análise Iconológica de Pintura Portuguesa (sécs. XVI-XVIII). Lisboa:
Cosmos, 2007
SILVA, Jorge Henrique Pais da,CALADO, Margarida, Dicionário de
Termos de Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença, 2005
SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e, Metodologia da Investigação, Redacção e
Apresentação de Trabalhos Científicos, 2ª edição. Porto: Livraria
Civilização Editora, 2003 (1ª ed. 1998)
SPROCCATI, Sandro, Guia de História da Arte. Lisboa:
Editorial Presença, 1997 (1ª edição 1991)
TEIXEIRA, Luís Manuel, Dicionário Ilustrado de Belas-Artes.
Lisboa: Editorial Presença, 1985
TEIXEIRA,
Madalena Brás, “Do Objecto ao Museu”, Prelo,
(5), 1984
TONELLI, Marco, “La più mirabil
cosa”. Teoria della Statua da Donatello a Rodin. Roma:
De Luca Editori d’Arte, 2006
VALE,
Teresa Leonor M., Da Igreja e do Palácio. Estratégias e práticas de mecenato
artístico dos cardeais joaninos entre Portugal, Itália e França. Lisboa: Scribe, 2019
VASARI, Giorgio, Le Vite dei più
Celebri Pittori, Scultori ed Architetti. La Spezia: Fratelli Melita
Editori, 1988 (1ª edição 1550)
VENTURA, Leontina, Arte da Pintura de
Filipe Nunes. Porto: Paisagem Editora, 1982
VENTURI, Lionello, Para Compreender a
Pintura De Giotto a Chagall. Lisboa: Estúdio Cor, 1968
(1ª edição 1950)
VITERBO,
Francisco Marques de Sousa, Dicionário
Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses,
2ª ed.. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1988 (3 vols.)
VITRUVIO, Marco Lucio, Los Diez Libros de Arquitectura. Barcelona: Editorial Iberia, 1991
WARBURG, Aby M., Essais Florentins. Paris: Ed. Klincksieck, 1990
WARBURG, Aby M., The renewal of Pagan Antiquity. Los Angeles: The Getty Research Institute, 1999
WÖLFFLIN, Heinrich, Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984
ZEVI, Bruno, Saber Ver a
Arquitectura. São Paulo: Martins Fontes, 1998 (1ª edição 1948)