Sumários

Recursos digitais do Centro de Estudos de Teatro

8 Novembro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Apresentação dos recursos digitais do Centro de Estudos de Teatro por investigadoras desta unidade de investigação (Andresa Marques, Marta Rosa e Paula Magalhães). Demonstração das potencialidades de investigação de cada recurso.

Normas de referenciação bibliográfica

6 Novembro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Conclusão da lição anterior, recapitulando critérios para seleção de fontes fidedignas e comentário de bons e maus exemplos de integração da citação no discurso próprio.

Considerações gerais a observar na organização de uma lista de referências bibliográficas. Manuais de estilo, principais diferenças e regras: APA, Chicago, MLA. 

Notas e citações

30 Outubro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Esclarecimento de dúvidas a respeito da ficha de leitura.

Notas: para que servem? Funções e boas práticas na utilização de notas.

Citações: para que servem? Diferentes tipos de citações; convenções e boas práticas a seguir.

Organização em grupos de trabalho e esclarecimento de dúvidas por grupo.

Recensões

25 Outubro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Conclusão da verificação/validação dos artigos científicos selecionados para a ficha de leitura.

Recensões: para que servem? Tipo de texto (informativo-expositivo e crítico); principais características (recensão crítica, recensão literária, recensão de filmes ou espetáculos); estrutura formal; conteúdos; linguagem formulaica; boas práticas. 

Trabalho em grupo de discussão de exemplos de recensões e análise da sua estrutura.

Discurso científico (mecanismos enunciativos) e monitorização dos trabalhos de grupo

23 Outubro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Conclusão da aula anterior: modalidade epistémica e modalizadores; estilo do discurso (pessoal, impessoal ou plural da modéstia).

Organização em grupos de trabalho com vista à preparação da ficha de leitura, a submeter no dia 30 de outubro. Esclarecimento de dúvidas e validação, por parte da docente, dos textos selecionados para a ficha de leitura.