Sumários

Estudos Artísticos como área de investigação

13 Setembro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Introdução aos Estudos Artísticos como área de estudo de práticas criativas através da discussão do ensaio de William J.T. Mitchell, “There are no visual media” (2005). Análise da apresentação formal do texto enquanto artigo científico. Distinção entre tese e argumento, identificando o título do texto como tese, com base no argumento de que os média são sempre híbridos. Mapeamento das artes do espetáculo conforme proposta formulada no ensaio. Demonstração de alguns exemplos mencionados no ensaio. Discussão da especificidade dos média a partir da consideração de dois rácios, o sensorial e o semiótico. Exemplificação de uma écfrase como fenómeno metamediático de “nesting” (o medium dentro do medium). As artes do espetáculo e o fetiche do olhar; revisitação da raiz etimológica de espectáculo, substantivo derivado de spectare (ver, olhar, observar).

Sessão de apresentação

11 Setembro 2023, 14:00 Marta Pacheco Pinto


Apresentação da docente e dos estudantes.


Apresentação dos conteúdos programáticos através da consulta da pasta da disciplina no e-learning (1. Estudos Artísticos como área de investigação; 2. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa; 3. Metodologias do trabalho científico: 3.1. Como preparar um projeto de investigação na área dos Estudos Artísticos? 3.2. Discurso científico; 4. Competências de comunicação oral).


Explicação dos elementos de avaliação, que têm por base elementos individuais e coletivos que permitem a avaliação contínua dos estudantes:

– Intervenção oral (voluntária, regular e construtiva) e participação nas atividades de aula (10 %);

– Prova de avaliação individual, presencial e escrita (25 %);

– Recensão (de livro ou de evento artístico à escolha), relacionada com o projeto de investigação (10 %);

– Dossier do projeto de investigação organizado coletivamente e em etapas: (a) definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação (10 %); (b) ficha de leitura de artigo científico (10 %); (c) estado da arte e pesquisa bibliográfica (10 %); (d) apresentação do projeto de investigação sob o formato de poster científico e respetiva discussão em aula (10 %); (e) dossier de investigação (pasta partilhada através de Google Drive), reunindo os materiais produzidos nas diversas etapas de preparação do projeto, devidamente corrigidos, todo o material de pesquisa, uma breve secção sobre metodologia e uma proposta de índice comentado (15 %). 

Para cada elemento de avaliação escrito (não presencial), as instruções a seguir são apresentadas na plataforma e-learning, a qual será usada para submissão dos trabalhos.

Explicação do exercício de diagnóstico a realizar na semana de 25 a 29 de setembro, em substituição da(s) aula(s) que a docente não lecionará. O pequeno trabalho daí resultante será submetido até ao dia 29 de setembro através do e-learning.


Apresentação do calendário dos elementos de avaliação:

16 Outubro: no âmbito do dossier do projeto de investigação, submeter: (a) Definição do tema, identificação do objeto de estudo e pergunta ou hipótese de investigação.

30 Outubro: no âmbito do dossier do projeto de investigação, submeter (b): Ficha de leitura de artigo científico.

15 Novembro: no âmbito do dossier do projeto de investigação, submeter (c): Estado da arte e pesquisa bibliográfica.

22 Novembro: submissão da recensão (exercício individual).

29 Novembro: teste de avaliação.

06 e 11 Dezembro: apresentação dos posters científicos.

13 a 15 Dezembro: submissão do dossier de investigação.

 

O horário de atendimento tutorial está agendado, preferencialmente por via Zoom, para 5.ª das 10.30 às 11.30 (cf. informação disponibilizada no e-learning).