Unidade Curricular | Course Unit

Marcos da Literatura Brasileira

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

98141

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1º Ciclo

 

Semestre | Semester

2º Semestre | Spring Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Alva Martínez Teixeiro

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

 O programa pretende determinar um percurso aprofundado e uma reavaliação e revisão da literatura brasileira dos séculos XIX e XX, através da reflexão a respeito de temas, problemas e conceitos inerentes à escrita de certas obras e autores medulares e, também, à sintonia ou desencontro com os períodos artísticos e sociais em que se inscreveram.

Com esse fim em vista é proposta a leitura, total ou parcial, de uma seleção de obras de excecional criatividade, originalidade e valor universal, tais como Memórias póstumas de Brás Cubas (um exemplo paradigmático do Realismo enganador de Machado de Assis), Laços de família (um bom exemplo da ênfase na introspeção dos personagens de Lispector e da sua notável linguagem metafórica), Feliz Ano Novo (uma obra-mestra do Brutalismo), Estrela da vida inteira (de Manuel Bandeira, o poeta da revelação, do mistério e de um estranho humor irónico) e Claro engima (a obra-prima de Drummond, caraterizada pela perfeita fusão da herança clássica e da modernidade).

Deste modo, procura-se a compreensão das relações na literatura entre identidade e universalidade e, igualmente, exercitar a capacidade de interpretação, análise e síntese dos alunos e das alunas.

 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).   

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

BATISTA, A. Barros (1998): Autobibliografias (Lisboa: Relógio D’Água).

BOSI, A. (1997): História concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix).

DASCALTAGNÈ, R. (2005). Entre fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa brasileira contemporânea. Brasília: Universidade de Brasília.

GLEDSON, J. (1991): Machado de Assis: impostura e realismo (São Paulo: Cia. das Letras).

GLEDSON, J. (2003): Influências e impasses: Drummond e alguns contemporâneos (São Paulo: Cia. das Letras).

ARRIGUCCI JR., D. (1990): Humildade, paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira (São Paulo: Cia. das Letras).

SECCHIN, A. C. (2003): Escritos sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).

SOUSA, C. Mendes de (2000): Clarice Lispector: figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho).

STEGAGNO, L. (1997): História da literatura brasileira (Rio de Janeiro: Nova Aguilar). 


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