Esta unidade curricular parte de uma perspetiva
interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que
expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os
estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos
diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.
Segundo os critérios
indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação
contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é
teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos
obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%),
uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e
presencial (40%).
Data de entrega do trabalho individual e
escrito: 28 de abril. A extensão máxima
do trabalho é de 5 páginas, datilografadas a 1,5 espaços,
Times New Roman tamanho 12.
O trabalho deverá incluir uma
seção final designada “Bibliografia” que incluirá, por sua vez, quatro
referências, de obras – monografias científicas, artigos académicos ou
histórias da arte ou da cultura brasileira, entre outros – que devem ser
selecionadas ad hoc, consultadas e citadas ao longo do trabalho.
A primeira prova escrita e
presencial foi marcada para o dia 17 de março de 2022 e a prova final,
escrita e presencial para o dia 10 de maio de 2022.
Bibliografia e elementos de
estudo postos à disposição dos alunos:
ARRIGUCCI JR., Davi (1990): Humildade,
paixão e morte. A poesia de Manuel Bandeira (São Paulo: Companhia das
Letras).
BATISTA, Abel Barros (1998): Autobibliografias
(Lisboa: Relógio D’Água)
BOSI, Alfredo (1997): História
concisa da literatura brasileira (São Paulo: Cultrix).
DASCALTAGNÈ, Regina (2005): Entre
fronteiras e cercado de armadilhas: problemas da representação na narrativa
brasileira contemporânea (Brasília: Universidade de Brasília).
GLEDSON, John (1991): Machado de
Assis: impostura e realismo (São Paulo: Companhia das Letras)
GLEDSON, John (2003): Influências
e impasses: Drummond e alguns contemporâneos (São Paulo: Companhia das
Letras).
SECCHIN, António Carlos (2003): Escritos
sobre poesia e alguma ficção (Rio de Janeiro: EDUERJ).
SOUSA, Carlos Mendes de (2000): Clarice
Lispector: figuras da escrita (Braga: Universidade do Minho).
STEGAGNO, Luciana
(1997): História da literatura brasileira
(Rio de Janeiro: Nova Aguilar).
Será fornecida (na Plataforma Moodle) aos alunos
uma pequena antologia de textos críticos e literários destinada a ilustrar e
problematizar as questões teóricas e as obras e textos estudados.
Horário de atendimento
aos alunos:
Acompanhamento por e-mail. Sessões de
atendimento/acompanhamento em horário fixo – todas as quintas-feiras das 16:30h às
18:00h (sujeita a marcação prévia) – ou marcadas individualmente com os alunos.
Observações:
Os estudantes-trabalhadores e
quaisquer outros que, por uma razão justificada e devidamente documentada, não
possam assistir regularmente às aulas deverão contactar a professora durante a
primeira ou a segunda semana de aulas para planificação conjunta das
actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.
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