Sumários
7 Abril 2022, 14:00
•
Hugo Canelas Cardoso
A aula não teve lugar, por motivos de doença do professor.
6 Abril 2022, 14:00
•
Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) O conceito de "língua materna": critérios e perceções (conclusão);
d) Línguas de herança: discussão do documentário "Uma língua como herança" (https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8);
c) Erosão linguística: contextos e estudo de caso (erosão sintática);
d) As consequências afetivas da erosão de uma língua de herança: discussão do poema "My Spanish", de Melissa Lozada-Oliva.
31 Março 2022, 14:00
•
Hugo Canelas Cardoso
- Bilinguismo individual:
a) Visão monolingue de bilinguismo vs. visão holística de bilinguismo (conclusão);
b) Bilinguismo e as diversas competências linguísticas;
c) A competência linguística (monolingue/multilingue) e o cérebro humano; as áreas de Broca e de Wernicke; afasias;
d) Modelos de representação da relação entre bilinguismo e memória; o modelo distribuído de traços conceptuais;
e) Desenvolvimento linguístico e a hipótese do período crítico;
f) L1 vs. L2 e dominância linguística; o conceito de "língua materna": critérios e perceções.
TPC: Assistir ao documentário "Uma língua como herança": https://www.youtube.com/watch?v=OAmHgBFwDf8
30 Março 2022, 14:00
•
Hugo Canelas Cardoso
Línguas pluricêntricas (conclusão):
a) Graus de centralização linguística e dominância;
b) Ausbau de variedades não-dominantes.
Bilinguismo individual:
a) Distinção entre bilinguismo individual e bilinguismo societal;
b) Definições de bilinguismo;
c) Graus de fluência em L2 e dinamismo dos perfis bilingues;
d) Categorias de bilinguismo definidas a partir de diversos
critérios: idade de aquisição, grau de competência, equilíbrio cognitivo
entre as diversas línguas, processos de desenvolvimento/maturação,
estabilidade do perfil multilingue, modo de aquisição, motivação para a
aquisição;
e) Visão monolingue de bilinguismo vs. visão holística de bilinguismo.
24 Março 2022, 14:00
•
Hugo Canelas Cardoso
Línguas europeias globais:
1) O português e o castelhano:
- Os espaços das línguas portuguesa e castelhana;
- Aferição do respetivo impacto global.
Centralidade e prevalência:
1) O conceito de centralidade: línguas hipercentrais, supercentrais, centrais e periféricas;
2) O caso do português:
- Prevalência: população dos países de língua oficial portuguesa e comunidades emigrantes;
- Centralidade: estratégias de promoção.
Línguas pluricêntricas:
a) Definições;
b) Exemplos de línguas pluricêntricas.