Sumários

A representação mimética

6 Fevereiro 2020, 16:00 Maria João Monteiro Brilhante

Exercício de análise da produção de sentido a partir da leitura do quadro As meninas de Velasquez por Foucault.
Discussão a partir do capítulo A cicatriz de Ulisses na obra  Mimese. A representação da realidade na literatura ocidental de Auerbach.Leitura e análise do canto XIX da Odisseia e do episódio O sacrifício de Isac do Antigo Testamento. Da claridade à obscuridade, da representação à interpretação.


A representação mimética

5 Fevereiro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Discussão a partir do capítulo A cicatriz de Ulisses na obra Mimese. A representação da realidade na literatura ocidental de Auerbach.

Leitura e análise do canto XIX da Odisseia e do episódio O sacrifício de Isac do Antigo Testamento. Da claridade à obscuridade, da representação à interpretação.


A representação e a produção de sentido

4 Fevereiro 2020, 16:00 Maria João Monteiro Brilhante

Contributo da semiótica para entender o conceito de representação: a historicidade da linguagem, o mundo através do referente, o segundo plano de significação ou conotação. A teoria construtivista e a produção de sentido.Pedido de trabalho de casa. Enunciado na plataforma Moodle. 

Discussão a partir da análise de uma representação da teatralização da prática do médico Charcot.


A representação e a produção de sentido

3 Fevereiro 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

Contributo da semiótica para entender o conceito de representação: a historicidade da linguagem, o mundo através do referente, o segundo plano de significação ou conotação. A teoria construtivista e a produção de sentido.

Pedido de trabalho de casa. Enunciado na plataforma Moodle. 


O conceito de representação

30 Janeiro 2020, 16:00 Maria João Monteiro Brilhante

A partir dos textos "Representation" de Mitchell e de " Representation, meaning and language" de Stuart Hall discutiram-se sistemas de representação (das coisas do mundo aos conceitos e à invenção das linguagens como sistemas de signos) e teorias de representação (reflexiva, intencional e constutivista). Foi dado relevo ao funcionamento da linguagem verbal na comunicação e produção de sentido: convenção, pacto e contexto.