Sumários

Lessing e Laoconte

6 Abril 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

A aula consistiu na análise da obra de Lessing partindo do PP disponibilizado. 


aula via zoom. Lessing, Laocoonte e Ut pictura poesis

2 Abril 2020, 16:00 Maria João Monteiro Brilhante

A reunião teve três momentos: um para responder a dúvidas acerca do plano de trabalhos; outro para discutir dúvidas acerca dos materiais colocados na Moodle (PP e audio); outro para introduzir os tópicos principais acerca da centralidade da ideia de ut pictura poesis (como é a pintura assim é a poesia) na arte ocidental e a crítica que Lessing faz a esta ideia da correspondência entre pintura e poesia na sua obra Laoconte. Acerca dos limites da pintura e da poesia.Ficou combinada a disponibilização de uma nova versão do Calendário de trabalhos, com assuntos, datas e trabalhos, logo que a Direcção da FLUL tome decisões acerca de calendários e avaliações.Ficou combinada a disponibilização de um PP sobre esta matéria.


Aula via zoom. Lessing, Laocoonte e Ut pictura poesis

1 Abril 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

A reunião teve três momentos: um para responder a dúvidas acerca do plano de trabalhos; outro para discutir dúvidas acerca dos materiais colocados na Moodle (PP e audio); outro para introduzir os tópicos principais acerca da centralidade da ideia de ut pictura poesis (como é a pintura assim é a poesia) e a crítica que Lessing faz a esta ideia da correspondência entre pintura e poesia na sua obra Laocoonte. Acerca dos limites da pintura e da poesia.

Ficou combinada a disponibilização de uma nova versão do Calendário de trabalhos, com assuntos, datas e trabalhos, logo que a Direcção da FLUL tome decisões acerca de calendários e avaliações.
Ficou combinada a disponibilização de um PP sobre esta matéria.


Audio de introdução à noção de verosimilhança na arte clássica.

31 Março 2020, 16:00 Maria João Monteiro Brilhante

O audio colocado na plataforma Moodle enquadra a arte barroca e clássica do ponto de vista estético, mas também sociopolítico, procurando transmitir aspectos que explicam a tensão existente entre por um lado a criação artística (teatro e pintura) onde a imaginação do artista - ainda que associada à técnica académica da representação mimética - prevalece e se busca o prazer e o deslumbramento e por outro a imposição da regularidade e da racionalidade na representação com a finalidade de instruir. É neste caso que se justifica o surgimento da noção de verosimilhança que valida as obras onde os temas e as figuras representadas (da Antiguidade, da História) estão em concordância com os valores  considerados universais, que não ferem a moral ou a ordem social. Por isso, o que se representa pode não ser "verdadeiro" pela observação da natureza mas pode ser aceite pelo seu carácter universal, por ser o resultado de uma abstracção em busca da harmonia, da regularidade, de que são exemplo as obras dos Antigos.


Disponibilização de audio sobre a noção de verosimilhança na arte clássica

30 Março 2020, 08:00 Maria João Monteiro Brilhante

O audio colocado na plataforma Moodle enquadra a arte barroca e clássica do ponto de vista estético, mas também sociopolítico, procurando transmitir aspectos que explicam a tensão existente entre por um lado a criação artística (teatro e pintura) onde a imaginação do artista - ainda que associada à técnica académica da representação mimética - prevalece e se busca o prazer e o deslumbramento e por outro a imposição da regularidade e da racionalidade na representação com a finalidade de instruir. É neste caso que se justifica o surgimento da noção de verosimilhança que valida as obras onde os temas e as figuras representadas (da Antiguidade, da História) estão em concordância com os valores  considerados universais, que não ferem a moral ou a ordem social. Por isso, o que se representa pode não ser "verdadeiro" pela observação da natureza mas pode ser aceite pelo seu carácter universal, por ser o resultado de uma abstracção em busca da harmonia, da regularidade, de que são exemplo as obras dos Antigos.