Objectivos de aprendizagem
O Seminário pretende apresentar uma trajectória epistemológica da Arqueologia desde os inícios do século XX, no contexto das Ciências Sociais, apresentando e comentando os objectivos, virtualidades e limitações das distintas “escolas” de pensamento.
Pela selecção de autores e obras consideradas significativas, devidamente enquadradas e contextualizadas, pretende-se que os estudantes aprendam a entender como se foi produzindo conhecimentos gerais sobre o passado das sociedades humanas a partir do registo arqueológico. Pretende-se explicar como as diferentes correntes de pensamento contribuíram para o enriquecimento das práticas arqueológicas Um enriquecimento que se fez mais numa óptica aditiva / cumulativa (“estratigráfica”) do que por rupturas paradigmáticas.
O objectivo final é treinar o estudante a construir conhecimento a partir do registo arqueológico e a preparar um primeiro esboço da sua própria dissertação de Mestrado.
Conteúdos programáticos
A Arqueologia seus fins e métodos (método tipológico e método estratigráfico).
Estudar sociedades do passado através de amostras pobres e truncadas.
Uma vocação transdisciplinar e interdisciplinar.
Arqueologia: entre a História e a Antropologia.
O Nascimento da Pré-História e a afirmação da Arqueologia.
Do Positivismo ao Histórico-Culturalismo.
A Teoria Geral de Sistemas e o ”processualismo” nas suas distintas versões.
A Arqueometria como área de análise neutra.
O “linguistic turning” e o pós-processualismo
A Arqueologia Hoje
Bibliografia
Alarcão, J. 1996 - Para uma conciliação das arqueologias. Porto: Afrontamento.
Gamble, C. 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge
Johnson, M. 1999 - Archaeological Theory. An introduction. Oxford: Blackwell.
Renfrew, C. / Bahn, P. (Eds.) 1991 – Archaeology Theories, Methods and Practice. London: Thames and Hudson.
Id. (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.
Trigger, B. G., 1989 - A History of Archaeological Thought. Cambridge: C.U.P.
(outras leituras serão recomendadas no decurso do Seminário)