Sumários

Da árvore ao conhecimento - da palavra à curiosidade

1 Outubro 2024, 09:30 Guilhermina Augusta Pelicano Jorge

Da árvore ao conhecimento - da palavra à curiosidade.


Noções científicas e palavras-chave:

Ciências e Humanidades

Tipos de discursos: do comum ao científico

Conhecimento

Literacia

Curiosidade (pelas pessoas, pelas ciências, pelas artes, pelos valores… pelo mundo, pela alteridade, pelas diferenças, pela paz…)

Descobertas

Leitor mais exímio

Trabalho e esforço

Autoformação (trabalho do estudante)

Reflexão e trabalho da mente

Enriquecimento das categorias mentais (mais categorias referenciais)

O conceito de evolução: na sociedade e na pessoa

Mudança e transformação (na sociedade e na pessoa)

Transformação do processo de escrita e de oralidade

Transformação das crenças

Maior fixação dos valores universais

Mais AÇÃO (agir/agente – agente na comunidade, nas interações com os outros)



Ciências e Humanidades (continuação)

26 Setembro 2024, 09:30 Guilhermina Augusta Pelicano Jorge

Ciências e Humanidades (continuação)


A ciência na literatura: análise de alguns exemplos referidos no artigo de Cecília Galvão. 

Interpretação do texto: das ideias-chave à representação conceptual, partindo do conceito de conhecimento.

Hiperónimos e hipónimos.

Do conhecimento humano ao conhecimento científico.
Do texto literário ao texto científico.
A complexidade das áreas científicas.

Literacia na ciência e divulgadores da ciência. Análise de alguns exemplos:
Magueijo (físico)
Damásio (neurocientista)
Nuno Maulide (químico)

Breve introdução ao livro de leitura obrigatória: 
Maulide, Nuno - Como se transforma o ar em pão.


Ciência na Literatura e Literatura na Ciência

24 Setembro 2024, 09:30 Guilhermina Augusta Pelicano Jorge

Tópicos em análise:

-Importância do conhecimento científico.
-Conhecimento da natureza.
-“um currículo escolar que integra as artes e as humanidades é imprescindível à formação de bons cidadãos.” (Damásio)
-“os grandes cientistas são incrivelmente criativos e intuitivos.” (Ken Robinson)
-Um poema "esconde sob o mesmo termo objectos diferentes”. (Santos)
-Diálogo entre saberes diversos.
-“a complexidade é o tecido de acontecimentos, acções, interacções, retroacções, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal.” (Edgar Morim)
-“o simples não existe: só há o simplificado. A ciência constrói o objecto extraindo-o do seu meio complexo para o colocar em situações experimentais não complexas.” (Bachelard)
-A complexidade não reside apenas na sociedade, a complexidade está em cada pessoa.

Texto:

“Ciência na Literatura e Literatura na Ciência”

Cecília Galvão, Universidade de Lisboa


Cultura científica e Humanidades

19 Setembro 2024, 09:30 Guilhermina Augusta Pelicano Jorge

Cultura científica e Humanidades

Análise de corpora: excertos

Ciência e Literatura/Literatura e Ciência

Ciência e Artes

Literatura e Ciência: Diálogos multidisciplinares


Apresentação da disciplina

17 Setembro 2024, 09:30 Guilhermina Augusta Pelicano Jorge

Apresentação da disciplina

Avaliação

Leituras

Curiosidade, observação, inovação, comunicação

Construção de conhecimento

 

Tema transversal – Natureza (observação)


Ciência e Sociedade (Introdução)

Literacia científica

 

Das palavras ou expressões ao conhecimento

Crianças austríacas / Crianças Caritas

Famílias de acolhimento