Sumários

Os relatos de naufrágios

13 Novembro 2020, 09:30 Catarina Nunes de Almeida

Introdução ao estudo da História Trágico-Marítima, compilada por Bernardo Gomes de Brito. Foram sistematizadas algumas ideias relativamente à estrutura dos relatos de naufrágios e ao tratamento do espaço e do tempo. Procurou-se ainda integrar estes relatos dentro da sensibilidade barroca e maneirista, concluindo com uma reflexão acerca do carácter trágico destas narrativas. Foi também apresentado, em traços gerais, a «Relação da Muy Notável Perda do Galeão Grande São João», que será objecto de análise nas próximas aulas. No final da aula foram calendarizadas as apresentações orais dos trabalhos por parte dos alunos.


Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso (TPB)

11 Novembro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula concluímos a leitura das Viagens de Mandeville (um excerto do «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente).

Iniciámos também o estudo da  Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil.


Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso (TPA)

9 Novembro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula concluímos a leitura das Viagens de Mandeville (um excerto do «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente).

Iniciámos também o estudo da Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil.


Os relatos de viagem do período Humanista e das Descobertas

6 Novembro 2020, 09:30 Catarina Nunes de Almeida

Falámos de algumas características dos relatos de viagens durante o período dos Descobrimentos, que influenciarão não só o surgimento de uma nova geografia, cada vez mais ajustada realidade, mas também o surgimento de uma nova literatura. Foram descritos alguns aspectos configuradores dos relatos deste período, nomeadamente a aparição do autor.

Em seguida, foram fornecidas algumas informações que contextualizam a obra que iremos estudar nas próximas aulas, a Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, mormente as implicações do Tratado de Tordesilhas na reivindicação dos diferentes territórios, a rota de Pedro Álvares Cabral e a controvérsia em torno deste "achamento" ter sido fruto do acaso ou intencional.
Por último, foram dadas pistas de leitura do texto, tendo por base algumas das reflexões desenvolvidas por Maria Alzira Seixo em Poéticas da Viagem na Literatura.


Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso (TPB)

4 Novembro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Conclusão do estudo de O Egipto, de Eça de Queiroz. Nas aulas tivemos por objecto de análise apenas as notas de viagem referentes ao Cairo.

Análise da obra  Viagens de Mandeville, incidindo particularmente sobre o «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente.