Sumários

Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso (TPA)

2 Novembro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Conclusão do estudo de  O Egipto, de Eça de Queiroz. Nas aulas tivemos por objecto de análise apenas as notas de viagem referentes ao Cairo.

Análise da obra  Viagens de Mandeville, incidindo particularmente sobre o «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente.


As narrativas de viagem durante a Idade Média

30 Outubro 2020, 09:30 Catarina Nunes de Almeida

A aula foi dedicada ao estudo da viagem na época medieval. Teceram-se algumas considerações sobre as viagens de peregrinação e o conceito de homo viator; sobre as viagens de cariz político e comercial; sobre o crescente interesse pelas deslocações para Oriente; sobre as obras fundamentais da narrativa de viagens durante a Idade Média.

Foi ainda introduzida a obra de John Mandeville e apresentadas algumas das suas principais características. O texto será objecto de análise nas próximas aulas.


Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso (TPB)

28 Outubro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Introdução à leitura de O Egipto de Eça de Queiroz.


Evolução das narrativas de viagem: estudos de caso  (TPA)

26 Outubro 2020, 12:30 Catarina Nunes de Almeida

Introdução à leitura de O Egipto de Eça de Queiroz.


Leituras coloniais e pós-coloniais: Exotismo e Orientalismo

23 Outubro 2020, 09:30 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula procurou-se relacionar as narrativas de viagem com os conceitos de Exotismo e de Orientalismo propostos, respectivamente, por Victor Segalen e Edward Said. Para tal, foram sistematizadas, por um lado, algumas ideias acerca da aparição do exótico nas artes e na literatura e acerca dos termos "exotismo" e "exota" desenvolvidos na obra  Essai sur l'exotisme. Une esthétique du Divers (1978). Por outro lado, teceram-se algumas considerações acerca do conceito de Oriente enquanto geografia imaginária, procurando analisar, em termos genéricos, a tese proposta em Orientalism (1978).

Foram ainda sintetizadas as principais características dos relatos de viagem ao Oriente a partir do século XIX, de forma a facilitar a identificação de um modelo narrativo.