Sumários
Apropriações literárias da viagem (2)
16 Maio 2017, 16:00 • Santiago Perez Isasi
Esta sessão esteve dedicada a obras literárias que se apropriam das técnicas da narrativa de viagem com fins satíricos. Falou-se, particularmente, das "Viagens de Gulliver", de Jonathan Swift, como obra humorística e filosófica. Foi feita uma comparação com "Robinson Crusoe" de Daniel Defoe, que encarna o individualismo frente à visão social e colectiva de Swift. Falou-se também, brevemente, da peça "Viagem à roda de Parvónia", de "Gil Vaz", uma visão paródica de Lisboa que no entanto não alcança o nível e a universalidade da paródia de Swift.
Not Taught.
12 Maio 2017, 16:00 • Santiago Perez Isasi
TOLERÁNCIA DE PONTO PELA VISITA DO PAPA FRANCISCO.
De "Tierra sin pan" a "Caminando por las Hurdes"
9 Maio 2017, 16:00 • Santiago Perez Isasi
Nesta sessão, a professora Blanca Ripoll Sintes, da Universitat de Barcelona, fez uma apresentação sobre o filme de Buñuel "Tierra sin pan", e a sua influência na obra de narrativa de viagens "Caminando por las Hurdes" de Ferres y López Salinas.
Reformulações literárias da viagem (1) + "Tierra sin pan" de Luis Buñuel
5 Maio 2017, 16:00 • Santiago Perez Isasi
Esta sessão esteve dividida em duas partes.
Na primeira parte foi introduzido o tema relativo à apropriação das técnicas, temas e retórica da narrativa de viagem por parte da ficção literária, com diferentes objectivos: filosófico, humorístico, estético, paródico, etc. Nesta primeira sessão de introdução apresentou-se o exemplo da "Utopia" de Tomas More.
Na segunda metade da sessão foi mostrado o filme "Tierra sin pan",
de Luis Buñuel, a ser comentado na sessão do 5/5 pela professora Blanca
Ripoll, da Universidade de Barcelona.
Comentario do romance "Seda" de Alessandro Baricco
2 Maio 2017, 16:00 • Santiago Perez Isasi
Esta sessão esteve dedicada ao comentário grupal do romance "Seda", de Alessandro Baricco, de leitura obrigatória para os alunos do seminário. No comentário acentuaram-se os elementos relativos ao encontro com o outro, à exotização e erotização do Oriente ou à apropriação de elementos da narrativa de viagens por parte da ficção literária.