Sumários

Carmen de Prosper Merimée: um ícone da Espanha desde o estrangeiro

31 Março 2017, 16:00 Santiago Perez Isasi

Esta sessão esteve dedicada à análise da obra "Carmen" de Prosper Merimée. Foi estudada, concretamente, a visão da Espanha que transmite, personificada particularmente na personagem de Carmen, e também no triángulo amoroso entre a cigana, o bandoleiro e o matador. Estudaram-se excertos da ópera de Bizet baseada na obra, e também uma breve cena do filme de 2003 que adapta o romance.


Os viajantes românticos por Espanha: Washington Irving e Alexandre Dumas

28 Março 2017, 16:00 Santiago Perez Isasi

Nesta sessão fez-se uma aplicação prática das ideias apontadas no final da sessão anterior, em relação com os viajantes românticos na Península. Assim, foram analisados textos de Washington Irving ("Contos da Alhambra") e de Alexandre Dumas ("De Paris a Cadix"). Nestes textos foram estudados os tópicos referentes à Península Ibérica, tais como o atrasso, a violência ou o orietalismo, e também aqueles referentes específicamente à sensibilidade romântica (importância do "eu" e do "olho" que olha, magnificência das paisagens e das imagens, comunião com a natureza, etc.)


Comentário do filme "Lion"; "Os viajantes românticos", introdução

24 Março 2017, 16:00 Santiago Perez Isasi

Na primeira parte da sessão comentou-se o filme "Lion", visualizado na sessão anterior. Foram analisadas as diferências entre o livro e o filme, e o modo em que a "história verídica" fica mais duvidosa a medida que passa por mais filtros (da filmagem documental da volta da personagem à Índia, à versão literária, à versão fílmica).

Na segunda parte da sessão, foi feita uma breve introdução ao tema dos viajantes românticos na Península Ibérica, e em particular em Portugal: o que vinham buscar, o que encontravam, o que contavam


Filme: "Lion"

21 Março 2017, 16:00 Santiago Perez Isasi

Foi visionado o filme "Lion", baseado no livro autobiográfico de Saroo Brierly "Uma longa viagem".


Gonçalo M. Tavares: o anti-Camões

17 Março 2017, 16:00 Santiago Perez Isasi

Nesta aula fez-se uma análise da obra "Uma viagem à Índia", de Gonçalo M. Tavares, em comparação com "Os Lusíadas" de Camões. Foram analisados os elementos que Tavares retoma da épica camoniana, assim como aqueles em que se afasta dela. Também foi analisado o modo em que Tavares "orientaliza" os destinos pelos quais passa o seu protagonista, Bloom, sejam estes París ou a Índia.