Sumários

Estudos de caso: «O Egipto», de Eça de Queiroz

3 Novembro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Introdução à leitura de O Egipto de Eça de Queiroz: inserção da obra no percurso biográfico do autor, reflexão acerca do itinerário seguido e identificação de alguns traços que permitem enquadrá-la no fenómeno orientalista dos séculos XVIII e XIX. Foi feita uma revisão da tese proposta por Edward W. Said (1978), apresentada nas primeiras aulas.


Continuação do estudo da obra «Viagem a Itália (1786-1788)», de J.W. Goethe

27 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula prosseguimos com o estudo da obra «Viagem a Itália (1786-1788)», de J.W. Goethe. A análise foi dirigida essencialmente para o capítulo dedicado à cidade de Nápoles, de leitura obrigatória.


Estudos de caso: «Viagem a Itália (1786-1788)», de Johann Wolfgang von Goethe

25 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

No início da aula retomámos a contextualização da obra  Viagem a Itália (1786-1788), de Johann Wolfgang von Goethe, dentro do percurso biográfico e profissional do autor. Foram sistematizadas algumas ideias acerca do pensamento científico de Goethe (nomeadamente sobre a teoria que desenvolveu a propósito da planta primordial - a urpflanze), bem como foi realçada a sua faceta de classicista. O itinerário que o autor segue na narrativa foi também objecto de reflexão.

De seguida, iniciámos a análise do capítulo dedicado à cidade de Nápoles, que nos permitiu uma aproximação aos conteúdos fundamentais da obra e cuja leitura era obrigatória.


Os relatos de viagem dos séculos XVII e XVIII: o Grand Tour e a viagem de cariz científico

20 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

No início da aula foi concluída a leitura da Carta de Pêro Vaz de Caminha, com a sistematização dos principais tópicos discutidos.

De seguida, foram apresentadas as principais características das narrativas de viagem dos séculos XVII e XVIII, com particular incidência sobre o fenómeno designado por Grand Tour.

Viagem a Itália (1786-1788), de Johann Wolfgang von Goethe, que será objecto de análise nas próximas aulas, foi enquadrada dentro dos ideais iluministas e do espírito científico da época, destacando também a predilecção do autor pela Antiguidade Clássica e algumas tendências da escola romântica, que marcam já este relato. 


Continuação do estudo da «Carta a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil»

18 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Durante esta aula prosseguimos com a análise da Carta de Pêro Vaz de Caminha.