Sumários

Os relatos de viagem do período Humanista e das Descobertas

13 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Falámos de algumas características dos relatos de viagens durante o período dos Descobrimentos, que marcam não só o surgimento de uma nova geografia, cada vez mais ajustada realidade, mas também o surgimento de uma nova literatura. Foram descritos alguns aspectos configuradores dos relatos deste período, nomeadamente a questão da aparição do “eu”.

Em seguida, foram fornecidas algumas informações que contextualizam a obra literária que iremos analisar, a Carta de Pêro Vaz de Caminha a El-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, mormente as implicações do Tratado de Tordesilhas na reivindicação dos territórios a Ocidente, a rota de Pedro Álvares Cabral e a controvérsia relativamente ao "achamento" ter sido fruto do acaso ou intencional.

Iniciámos depois a leitura do texto, tendo por base algumas das reflexões desenvolvidas por Maria Alzira Seixo em Poéticas da Viagem na Literatura.


Continuação do estudo de «Viagens de Mandeville», de John Mandeville

11 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Esta aula foi dedicada à análise das Viagens de Mandeville, concretamente ao «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente.


Estudos de caso: «Viagens de Mandeville» de John Mandeville

6 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula iniciámos a leitura da obra Viagens de Mandeville, centrando a nossa análise no «Segundo Livro», que descreve a viagem para o Oriente.


As narrativas de viagem durante a Idade Média

4 Outubro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

A aula foi dedicada ao estudo da viagem na época medieval. Teceram-se algumas considerações sobre as viagens de peregrinação e o conceito de homo viator; sobre as viagens de cariz político e comercial; sobre o crescente interesse pelas deslocações para Oriente; sobre as obras fundamentais da narrativa de viagens durante a Idade Média.

Foi ainda introduzida a obra de John Mandeville e apresentadas algumas das suas principais características. O texto será objecto de análise nas próximas aulas.


Leituras coloniais e pós-coloniais: Exotismo e Orientalismo

29 Setembro 2021, 14:00 Catarina Nunes de Almeida

Nesta aula procurou-se relacionar as narrativas de viagem com os conceitos de Exotismo e de Orientalismo propostos, respectivamente, por Victor Segalen e Edward W. Said. Para tal, foram sistematizadas, por um lado, algumas ideias acerca da aparição do exótico nas artes e na literatura e acerca dos termos "exotismo" e "exota" desenvolvidos na obra  Essai sur l'exotisme. Une esthétique du Divers (1978). Por outro lado, esta sessão introduziu algumas ideias acerca da representação do Outro oriental na arte, na literatura e no discurso académico. Teceram-se algumas considerações acerca do conceito de Oriente enquanto geografia imaginária, procurando analisar a tese proposta por Said em Orientalismo (1978), da qual se leram alguns excertos.