Sumários
Achilles in the Late Ancient Classroom.
17 Dezembro 2018, 18:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
“Achilles in the Late Ancient Classroom”.
O humanismo escolar dos Jesuítas.
10 Dezembro 2018, 18:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
O humanismo escolar dos Jesuítas (cont. da sessão de 19.11.2018)
Os exercícios de composição na aula. O registo em códice das melhores composições (poesias,discursos, teatro), no geral da autoria dos mestres, relacionadas com momentos especiais da vida dos colégios (início ou encerramento do ano lectivo, visita de personalidades, etc.). O caso dos códices do Colégio das Artes de Coimbra (
Rerum scholasticarum…). Grandes realizações literárias dos Jesuítas: a Gramática do P. Manuel Álvares (1572); a Retórica de Cipriano Soares (Coimbra, 1562); o comentário a toda a
Naturalis Historia de Plínio por Jean Hardouin (séc.XVII), etc.
Inovação Docente: novas perspectivas pedagógicas.
3 Dezembro 2018, 18:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
As alunas foram convidadas a assistir ao I CONGRESSO INTERNACIONAL INOVAÇÃO DOCENTE, organizado, nos dias 3 e 4 de Dezembro, pelo Centro de Estudos Clássicos, em parceria com sete Universidades espanholas.
Not Taught.
26 Novembro 2018, 18:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Não houve seminário: a docente participou na cerimónia de entrega do Prémio UL ao Professor António Borges Coelho.
O humanismo escolar dos Jesuítas.
19 Novembro 2018, 18:00 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Análise do regime de estudos ( ratio studiorum) promovido nos colégios da Companhia de Jesus, nos seus primórdios.A figura do fundador (Inácio de Loiola). A fundação de colégios: não dissociar o apostolado da cultura humanista. A organização curricular (as turmas, os conteúdos, as leituras) segundo uma pedagogia que privilegiava ao factores da ordem, da exercitação e da emulação. A organização do espaço da sala de aula e o factor da emulação. Os exercícios da repetição, da conferência (ou concertatio = disputa) e da composição. A importância deste último como antecâmara de futuros escritores (prosadores e poetas). As recolhas de vocabulário (os l oci communes)