O humanismo escolar dos Jesuítas.

19 Novembro 2018, 18:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Análise do regime de estudos ( ratio studiorum) promovido nos colégios da Companhia de Jesus, nos seus primórdios.A figura do fundador (Inácio de Loiola). A fundação de colégios: não dissociar o apostolado da cultura humanista. A organização curricular (as turmas, os conteúdos, as leituras) segundo uma pedagogia que privilegiava ao factores da ordem, da exercitação e da emulação. A organização do espaço da sala de aula e o factor da emulação. Os exercícios da repetição, da conferência (ou concertatio = disputa) e da composição. A importância deste último como antecâmara de futuros escritores (prosadores e poetas). As recolhas de vocabulário (os l oci communes)


Bibliografia:
René Fulop-Miller, Os Jesuítas e o segredo do seu poder (Cota na BIBFLUL: MNAC 1604)
- - Os Jesuítas e o ensino do latim: lições actuais de uma didáctica impraticável;Clássica, boletim de pedagogia e cultura, 20 (Dezembro, 1994) p. 271-287- Miranda, Margarida, “Uma ‘paideia’ humanística: a importância dos estudos literários na pedagogia jesuítica do séc. XVI”, Humanitas, 48 (1996), 223-256
- - Código Pedagógico dos Jesuítas. “ Ratio Studiorum” da Companhia de Jesus. Trad.de Margarida Miranda. Esfera do Caos, 2009. Edição bilingue Latim – Português da Ratio Studiorum.ULFL, cota: 37 CPJ

Sessão com a participação do Professor Manuel Barbosa (CEC / FLUL).