Sumários
O humanismo escolar jesuítico
13 Novembro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
A figura de Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. A importância, para o bom êxito do apostolado, atribuída a uma sólida cultura humanista. A assunção do ensino público como um desígnio estratégico. A progressiva elaboração dum regime de estudos (Ratio studiorum) e a sua dinâmica específica. As produções literárias oriundas do contexto escolar, com privilégio dado aos temas sacros (Oratória, poesia dramática e lírica, paráfrase de salmos, etc.). Destaque dado a dois Jesuítas: o francês Jacques Vanier, do séc. XVII, autor do Praedium rusticum (de que se leu um excerto em tradução) e o português Luís da Cruz (séc. XVI-XVII), dramaturgo (leitura em tradução de uma cena da sua comédia Vida Humana). Distribuição de propostas de pequenos trabalhos aos alunos.
Foram indicadas algumas referências bibliográficas sobre o tema da sessão.Um doutoramento interdisciplinar: exigências e caminhos.
6 Novembro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Conversa com uma doutoranda de Estudos Clássicos: experiência de um doutoramento com dimensão interdisciplinar (uma ponte entre Clássicas e a História do Direito).
Recepção de Luciano de Samósata na Literatura Portuguesa Quinhentista
30 Outubro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
Introdução à problemática do estudo da língua grega em Portugal no século XVI.A recepção de Luciano de Samósata na Literatura Portuguesa Quinhentista.
Fontes clássicas, símbolos e mitos em António Nobre.
23 Outubro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
António Nobre, Só
- coordenadas de uma leitura de fontes clássicas, de símbolos e de mitos;
- questões de metodologia na análise dos textos: necessidade de considerar as edições de 1892 e de 1898, e de carrear elementos fornecidos por fontes manuscritas (online no Espólio António Nobre /Biblioteca Pública Municipal do Porto);
- poemas "Memória", "Lusitânia no Bairro Latino" e "Viagens na minha terra".
Nota: O seminário foi regido pela Professora Doutora Paula Morão.
O trabalho sobre António >Nobre.
16 Outubro 2017, 16:30 • Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel
1) António Nobre - questões de investigação e de metodologia
- activa e passiva (seleccionada);- elementos biobliográficos para a construção de uma figura de poeta:
- o dândi - peças de vestuário e adereços; notas do Caderno de apontamentos e outros documentos autógrafos); - a consciência estética: o título e os projectos de capa para a 1ªedição; - circunstâncias editoriais: a 1ªed, chez Léon Vanier (no catálogo deste editor: Verlaine, Mallarmé, Rimbaud, etc.), relevância do editor França Amado, de Coimbra; a 2ªed, concebida como um livro de horas e como um missal; ilustrações monócromas de Júlio Ramos e Eduardo Moura.
- Só-- edições recomendadas de entre as disponíveis;
--as edições de 1892 e de 1898:
- confronto dos índices, questões poemáticas: composição orgânica da obra, sentido paradramático; - provas tipográficas documentando o trabalho poético; - algumas fontes: os clássicos, a Bíblia, Shakespeare.
3) trabalho para casa:preparar a leitura dos poemas "Memória", "António", "Lusitânia no Bairro Latino", "Viagens na minha terra", soneto 13.