Sumários

O humanismo escolar jesuítico

13 Novembro 2017, 16:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

A figura de Inácio de Loiola, fundador da Companhia de Jesus. A importância, para o bom êxito do apostolado, atribuída a uma sólida cultura humanista. A assunção do ensino público como um desígnio estratégico. A progressiva elaboração dum regime de estudos (Ratio studiorum) e a sua dinâmica específica. As produções literárias oriundas do contexto escolar, com privilégio dado aos temas sacros (Oratória, poesia dramática e lírica, paráfrase de salmos, etc.). Destaque dado a dois Jesuítas: o francês Jacques Vanier, do séc. XVII, autor do Praedium rusticum (de que se leu um excerto em tradução) e o português Luís da Cruz (séc. XVI-XVII), dramaturgo (leitura em tradução de uma cena da sua comédia Vida Humana). Distribuição de propostas de pequenos trabalhos aos alunos.

Foram indicadas algumas referências bibliográficas sobre o tema da sessão.

Nota: Sessão orientada pelo Prof. Doutor Manuel Barbosa (CEC / FLUL).


Um doutoramento interdisciplinar: exigências e caminhos.

6 Novembro 2017, 16:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Conversa com uma doutoranda de Estudos Clássicos: experiência de um doutoramento com dimensão interdisciplinar (uma ponte entre Clássicas e a História do Direito).


Nota: O seminário foi regido pela Drª Madalena Brito, doutoranda do CEC / FLUL.


Recepção de Luciano de Samósata na Literatura Portuguesa Quinhentista

30 Outubro 2017, 16:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Introdução à problemática do estudo da língua grega em Portugal no século XVI.A recepção de Luciano de Samósata na Literatura Portuguesa Quinhentista.


Nota: O seminário foi regido pela Mestre Maria Luísa Resende, doutoranda do CEC.


Fontes clássicas, símbolos e mitos em António Nobre.

23 Outubro 2017, 16:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

António Nobre, 

coordenadas de uma leitura de fontes clássicas, de símbolos e de mitos;

- questões de metodologia na análise dos textos: necessidade de considerar as edições de 1892 e de 1898, e de carrear elementos fornecidos por fontes manuscritas (online no Espólio António Nobre /Biblioteca Pública Municipal do Porto);

- poemas "Memória", "Lusitânia no Bairro Latino" e "Viagens na minha terra".


Nota: O seminário foi regido pela Professora Doutora Paula Morão.



O trabalho sobre António >Nobre.

16 Outubro 2017, 16:30 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

1) António Nobre  - questões de investigação e de metodologia
- activa e passiva (seleccionada);- elementos biobliográficos para a construção de uma figura de poeta: 
    - o dândi - peças de vestuário e adereços; notas do Caderno de apontamentos e outros documentos autógrafos);    - a consciência estética: o título e os projectos de capa para a 1ªedição;    - circunstâncias editoriais: a 1ªed, chez Léon Vanier (no catálogo deste editor: Verlaine, Mallarmé, Rimbaud,   etc.), relevância do editor França Amado, de Coimbra; a 2ªed, concebida como um livro de horas e como um missal; ilustrações monócromas de Júlio Ramos e Eduardo Moura.
-- edições recomendadas de entre as disponíveis; 
--as edições de 1892 e de 1898:
    - confronto dos índices, questões poemáticas: composição orgânica da obra, sentido paradramático;    - provas tipográficas documentando o trabalho poético;     - algumas fontes: os clássicos, a Bíblia, Shakespeare.

2) por que razões importa considerar estes pontos? Algumas premissas fundamentais para a investigação em Estudos Literários.
3) trabalho para casa:preparar a leitura dos poemas "Memória", "António", "Lusitânia no Bairro Latino", "Viagens na minha terra", soneto 13. 

Nota: Este seminário foi o primeiro de dois orientados pela Professora Doutora Paula Morão (professora catedrática da FLUL).