Sumários

Presença dos Clássicos na literatura portuguesa.

14 Dezembro 2016, 17:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

1. A presença dos clássicos no romanceiro de Francisco Rodrigues Lobo.

   Elementos para uma caracterização da poética quinhentista na Península Ibérica: Itália, "mãe de todas as ciências"; tradição e transformação; "medida velha" e "medida nova".

   O romance no quadro da poética quinhentista: o género; suas raízes; suas características.

   A obra de Rodrigues Lobo (Primeyra e Segunda Parte dos Romances, 1596): presenças clássicas - presenças inesperadas? Formas da presença dos clássicos: da assimilação de mitos e textos antigos à distorção burlesca.

2. A Recepção dos Autores Clássicos na Literatura Portuguesa: hipóteses e métodos de trabalho.

A tradição em evolução e em inovação: o caso de Nuno Júdice. Leitura, análise e comentário de “Canto Marítimo” (de Geometria Variável, 2005).


Nota: O seminário foi orientado pelos Doutores Isabel Almeida (FLUL) e Ricardo Nobre (CEC / UCP).


A Filologia Latina Medieval: o caso da historiografia hispânica tardia e altomedieval.

7 Dezembro 2016, 17:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

1. A Filologia Latina Medieval no Centro de Estudos Clássicos desde Manuel C. Díaz y Díaz até à actualidade: projectos; publicações; áreas de investigação; projecção internacional.

2. A Antiguidade tardia e a Idade Média: características do período - política; cultura; transmissão do saber (breve contextualização)
3. O caso particular da historiografia hispânica tardia e altomedieval: de Orósio ao nascimento do reino de Portugal; do império romano à Coimbra moçárabe.

Nota: A sessão de seminário foi orientada pelo Doutor Rodrigo Furtado (CEC / DEC).


O humanismo escolar dos Jesuítas.

30 Novembro 2016, 17:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Os Jesuítas e o ensino das humanidades nos seus colégios. Alusão geral a aspectos da orientação didáctico-pedagógica seguida nos seus colégios. O caso especial do Colégio das Artes de Coimbra. A prossecução do método (modus parisiensis) já seguido pelos Mestres Bordaleses (André de Gouveia, Buchanan e outros), agora com nova orientação ditada pela ideia de apostolado de colégio. A apropriação dos modelos clássicos da literatura latina e a sua leitura selectiva. A importância dada ao exercício da composição, em prosa e verso, e os temas por ela privilegiados. Relação de códices onde se conservam grande parte dessas composições, na maioria dos casos de tema sacro. Apreciação de alguns exemplos de composições poéticas. Algumas referências bibliográficas.


Sessão de seminário regida pelo Doutor Manuel Barbosa (CEC / DEC).


Novas perspectivas de investigação nas literaturas grega e latina clássicas

23 Novembro 2016, 17:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Novas perspectivas na tragédia ática: drama, iconografia e ideologia. O caso de Ájax de Sófocles e das Troianas de Eurípides.

Novos caminhos no estudo da literatura latina clássica: projectos na área da poesia do período dos Flávios (estudos linguísticos, comentários, estudo da recepção dos poetas augustanos). Um projecto em curso: uma leitura de Estácio, Silva 4.4 à luz de Propércio 2.1.35-38.

Nota: Sessão regida pelas Doutoras Sofia Frade e Ana Maria Lóio (DEC / CEC).


Epigrafia e Linguística

16 Novembro 2016, 17:00 Maria Cristina de Castro Maia de Sousa Pimentel

Epigrafia e Linguística - as fontes epigráficas e o seu contributo para o estudo da língua latina.  A Linguística latina: fontes, metodologias e limitações. Corpora e bases de dados: editar, compilar e estudar.  Visão sumária de alguns autores e estudos de referência. Análise e comentário de alguns exemplos.


Nota: O seminário foi regido pela Doutora Catarina Gaspar (FLUL, CEC).